Início » Celular » OnePlus 8 Pro será atualizado para desativar "câmera raio X"

OnePlus 8 Pro será atualizado para desativar “câmera raio X”

Câmera com filtro de cor do OnePlus 8 Pro pode “enxergar” através de plásticos e tecidos, causando problemas de privacidade

Emerson Alecrim Por

Anunciado há pouco mais de um mês, o OnePlus 8 Pro é um celular que se destaca por seu hardware parrudo e por trazer um recurso que começou a chamar atenção aos poucos: uma câmera de 5 megapixels com um filtro de cor capaz de gerar fotos muito interessantes. O problema é que essa câmera “enxerga demais” e, por isso, vai ser desativada, pelo menos por algum tempo.

OnePlus 8 Pro

OnePlus 8 Pro

Como a concorrência no mercado de smartphones é acirrada, os fabricantes fazem de tudo para oferecer diferenciais em seus modelos. A câmera Color Filter do OnePlus 8 Pro tem essa missão. O componente funciona como uma espécie de filtro de luz infravermelha e, como tal, permite que fotos sejam registradas com cores que, de outro modo, só seriam possíveis com softwares de edição de imagem.

À medida que a câmera foi sendo testada, alguns usuários perceberam que ela pode “enxergar” através de plásticos muito finos, como se fosse um raio X. O exemplo mais notável é o de Ben Geskin, que provou no Twitter que, graças ao filtro, o OnePlus 8 Pro pode mostrar o interior de um Apple TV.

Filtro de cores no OnePlus 8 Pro

O que seria apenas uma curiosidade logo se transformou em preocupação com a privacidade: além de plásticos, a câmera com filtro de cor pode mostrar detalhes debaixo de um tecido fino. Isso significa que pessoas que estiverem usando determinados tipos de roupa poderão ser “desnudadas” virtualmente.

Em postagem no Weibo (rede social bastante popular na China), a OnePlus reconheceu o problema e se desculpou por ele. A companhia prometeu ainda liberar uma atualização em até uma semana que desativará a câmera com filtro de cor do OnePlus 8 Pro.

Isso fará o celular ter, na prática, três câmeras na traseira em vez de quatro. Mas será uma restrição temporária. A OnePlus vai trabalhar em uma solução. Provavelmente, o software do aparelho vai ser atualizado para a câmera ignorar determinados tipos de filtragem — convenhamos, não vai ser tarefa fácil.

Com informações: XDA Developers.

Comentários da Comunidade

8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@teh

ja era. em uma semana vai ter um apk disso pra quem quiser instalar…

Rafael Zabotini

Nada muito novo no front, essa situação já ocorreu em 1998 com a Sony, quando lançou uma câmera de mão com infravermelho (link) e repetido em 2015, só que dessa vez com a Fujifilm (link).

Infelizmente, no caso atual é bem mais complicado contornar, pois, como o @teh comentou, logo vai ter .apk pra isso e o controle é zero perto dos produtos anteriormente citados.

Diego Nascimento

Se me contassem eu não ia acreditar

Eu

Não po, eu ia comprar um desses só pela camera pra ficar zoando os equipamentos aqui. hahaha =(

@Comentador

( ͡° ͜ʖ ͡°)

Participe da discussão