Início » Internet » Google dá 1º passo em transição do Hangouts para Google Chat

Google dá 1º passo em transição do Hangouts para Google Chat

A mudança para o Google Chat afeta apenas usuários da G Suite, que é um pacote de serviços do Google para empresas

André Fogaça Por

Depois de anunciar que todas as equipes de comunicações do Google trabalhariam como uma só, com um só chefe, o gigante das buscas dá o primeiro passo em direção ao objetivo de simplificar a bagunça que são seus apps mensageiros, ao mover o Hangouts para o Google Chat.

hangouts app icone icon tecnoblog

A novidade apareceu em uma publicação na página de atualizações do pacote G Suite, que é a parte do Google para empresas. Ela unifica todas as conversas do Hangouts e Google Chat em um só lugar, colocando um prego extra no caixão de qualquer coisa com nome Hangouts. Antes, conversas entre equipes da mesma empresa poderiam ser feitas pelo Google Chat, mas o Hangouts estava lá para outros contatos.

Além disso, a partir da próxima terça-feira (26) os usuários destas contas corporativas poderão utilizar o Google Chat para falar com outras pessoas de outras empresas, seja por meio de mensagens diretas e particulares, ou então ao adicionar o contato em uma sala.

Para evitar problemas de privacidade, sempre que um contato não for da mesma empresa, um sinalizador aparecerá ao lado de seu nome. Já as salas que são criadas para agregar colaboradores de outras empresas não poderão ser modificadas; elas continuarão como “externas”. Mesmo com a ativação do recurso, o administrador da conta G Suite pode impedir que este tipo de conversa com terceiros.

A mudança faz uma mesma interface, de um mesmo local, servir como o que deveria ser desde o começo: um papo, que pode ser entre funcionários da mesma empresa, com colegas de outros negócios ou então da empresa com um cliente que quer alguma informação.

As contas G Suite começaram a receber estas novidades nesta segunda-feira (18) e o Google espera que todas recebam em até 15 dias. O mesmo prazo quinzenal vale para a conversa entre colaboradores de empresas diferentes, usando o mesmo Google Chat.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickey Sigrist (@Mickey)

Bolão: Será que dessa vez a Google finalmente consegue organizar a bagunça e ir pra frente com somente 1 app mensageiro?

E nem vou entrar no mérito se teria ou não condições de roubar uma fatia do mercado porque, nesse quesito, o WhatsApp está muitos anos luz na frente dos demais.

Bruno Martins Mendes Vieira (@Bruno_Martins)

com o tempo deve ter tudo integrado no google meet, que deve ter um outro nome, e sendo padrão em todos os dispositivos android!

Douglas Furtado Gonçalves (@DouglasFurtado)

Tinha que unificar todos os apps de mensagem num só, até aquele de SMS, MMS e RCS.

anon31878329 (@anon31878329)

Whatsapp tem um nicho totalmente diferente. O Google Chat é concorrente do Microsoft Teams e Slack, por isso está incluso no GSuite, pois seu foco é corporativo e o ferramentario incluso é mais extenso e focado na colaboração e controle da corporação.

E o Google Chat deu uma belíssima engrenada durante a pandemia, passando os números do próprio Teams e Slack.

anon31878329 (@anon31878329)

Sem contar que não entendo essa fixação das pessoas que a Google tenha um único app.

Além de não fazer sentido, pois o nicho do Google Mensagens (que está evoluindo para ser um concorrente do Whatsapp) ser diferente do nicho do Google Chat/Meet, a Microsoft tem 3 comunicadores diferentes para o mesmo segmento (corporativo) e não vejo ninguém reclamando. Antes que surjam pessoas perguntando quais, Microsoft Kaizala, Microsoft Teams e Skype.