Google dá 1º passo em transição do Hangouts para Google Chat

A mudança para o Google Chat afeta apenas usuários da G Suite, que é um pacote de serviços do Google para empresas

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Hangouts (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Depois de anunciar que todas as equipes de comunicações do Google trabalhariam como uma só, com um só chefe, o gigante das buscas dá o primeiro passo em direção ao objetivo de simplificar a bagunça que são seus apps mensageiros, ao mover o Hangouts para o Google Chat.

A novidade apareceu em uma publicação na página de atualizações do pacote G Suite, que é a parte do Google para empresas. Ela unifica todas as conversas do Hangouts e Google Chat em um só lugar, colocando um prego extra no caixão de qualquer coisa com nome Hangouts. Antes, conversas entre equipes da mesma empresa poderiam ser feitas pelo Google Chat, mas o Hangouts estava lá para outros contatos.

Além disso, a partir da próxima terça-feira (26) os usuários destas contas corporativas poderão utilizar o Google Chat para falar com outras pessoas de outras empresas, seja por meio de mensagens diretas e particulares, ou então ao adicionar o contato em uma sala.

Para evitar problemas de privacidade, sempre que um contato não for da mesma empresa, um sinalizador aparecerá ao lado de seu nome. Já as salas que são criadas para agregar colaboradores de outras empresas não poderão ser modificadas; elas continuarão como “externas”. Mesmo com a ativação do recurso, o administrador da conta G Suite pode impedir que este tipo de conversa com terceiros.

A mudança faz uma mesma interface, de um mesmo local, servir como o que deveria ser desde o começo: um papo, que pode ser entre funcionários da mesma empresa, com colegas de outros negócios ou então da empresa com um cliente que quer alguma informação.

As contas G Suite começaram a receber estas novidades nesta segunda-feira (18) e o Google espera que todas recebam em até 15 dias. O mesmo prazo quinzenal vale para a conversa entre colaboradores de empresas diferentes, usando o mesmo Google Chat.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados