Facebook e Instagram liberam Lojas para empresas divulgarem produtos

Com o Lojas, as pequenos negócios podem divulgar seus produtos no Facebook e no Instagram de uma só vez

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses

Um novo recurso permite que empresas divulguem produtos no Facebook e no Instagram de uma só vez. Batizado de Lojas do Facebook, ele serve para pequenos negócios criarem catálogos para usuários das redes sociais e, assim, atrair mais público para seus sites. Em breve, a solução também será levada para o WhatsApp e o Messenger.

As lojas ficam destacadas nas páginas das empresas, que podem escolher quais produtos são exibidos e personalizar a aparência da seção. A área também pode ser divulgada pelos stories ou por anúncios. Os clientes, por sua vez, conseguem navegar pelo catálogo, salvar produtos para ver depois e, se desejarem, começar a compra.

Na maioria dos países, incluindo o Brasil, a plataforma apenas encaminha o usuário ao site da empresa. Nos Estados Unidos, onde o Checkout já está disponível, é possível habilitar o recurso para os clientes finalizarem as compras sem saírem do Facebook ou do Instagram. Nos dois casos, os consumidores também podem entrar em contato com as lojas por WhatsApp, Messenger e Instagram Direct para tirar dúvidas.

As Lojas do Facebook começaram a ser liberadas nesta terça-feira (19), mas a rede social já adianta que elas terão melhorias em breve. Uma delas ajudará empresas a apresentarem seus produtos e venderem nos aplicativos de mensagens.

Instagram terá seção com sugestões de lojas

Uma das mudanças previstas para os próximos meses é a seção de compras que será destacada na aba Explorar. O Instagram Shop, como é chamado, ajudará usuários a navegarem por uma série de lojas e categorias de produtos.

A rede social também reunirá sugestões com base em sua navegação e coleções do perfil Instagram Shop, que faz uma curadoria de diversos produtos. Além disso, o aplicativo passará a destacar essa seção em uma nova aba, ocupando o espaço que hoje é voltado para as notificações.

Facebook e Instagram vão promover produtos em lives

Para estimular os clientes as comprarem, as lives no Facebook e no Instagram oferecerão links que os ajudarão a acessar a página dos produtos. A solução ajudará as empresas a promoverem os produtos com mais facilidade.

Antes de começar a transmissão ao vivo, as lojas ou influenciadores poderão marcar o produto que será promovido e, assim, exibir o link na parte inferior da tela. Segundo o Facebook, o recurso já é testado com algumas marcas e deverá ser liberado para mais empresas nos próximos meses.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados