Início » Internet » Microsoft melhora Office.com com Fluid Framework de código aberto

Microsoft melhora Office.com com Fluid Framework de código aberto

Versão web do Office terá componentes da Fluid Framework que podem ser editados e atualizados em tempo real

Felipe Ventura Por

Durante a conferência Build 2020, a Microsoft anunciou que vai incorporar um projeto chamado Fluid Framework na versão web do Office. Trata-se de componentes — como uma lista de tarefas ou um gráfico — que podem ser editados e se atualizam em tempo real onde quer que estejam incorporados. A plataforma terá código aberto para que desenvolvedores possam usá-la em seus próprios aplicativos.

Microsoft Fluid Framework

Inicialmente, assinantes do Microsoft 365 Enterprise e Education poderão usar componentes Fluid no Outlook para a web. Isso significa que será possível incorporar tabelas, gráficos, agendas e listas de tarefas em um e-mail; eles poderão ser editados por várias pessoas ao mesmo tempo sem abrir outro programa (e sem enviar outra mensagem).

No Office.com, a Microsoft terá workspaces para edição colaborativa com suporte a @menções para chamar atenção de membros da equipe, além de um histórico de edições do documento.

Ainda este ano, componentes Fluid serão integrados ao Microsoft Teams; a promessa é vê-los nas versões do Outlook para desktop em 2021. O objetivo é que esse recurso esteja presente em todos os aplicativos do Office, incluindo Excel, Word e PowerPoint.

Microsoft Fluid Framework

A visão da Microsoft é permitir que as pessoas sejam mais produtivas sem mudar de ferramenta. Por exemplo, se você quiser criar uma lista para brainstorming, não precisa criar um documento colaborativo: basta adicionar um componente Fluid no e-mail, enviar para os contatos e vê-los editar o arquivo.

Em outro exemplo, um gráfico feito no Excel é incorporado a e-mails do Outlook, relatórios do Word e apresentações do PowerPoint. O Fluid promete rápido e ter baixa latência, exibindo mudanças em tempo real mesmo se 100 pessoas estiverem editando o mesmo componente.

Microsoft Fluid Framework Microsoft Fluid Framework

Microsoft abre código de Fluid Framework

O código-fonte da Fluid Framework será disponibilizado no GitHub nas próximas semanas. Desenvolvedores poderão usar APIs de JavaScript para criar novas experiências colaborativas.

Dan Zarzar, gerente de produto na Microsoft, afirma ao The Verge que a empresa recebeu milhares de pedidos de desenvolvedores para trabalharem com a Fluid Framework. O projeto vem sendo preparado há 18 meses e está em prévia há seis meses com cerca de dez parceiros.

A Fluid Framework me faz lembrar do Google Wave: era uma plataforma de edição colaborativa com baixa latência e código aberto, que podia ser incorporada em páginas da web. Lançado em 2009, o projeto foi encerrado pouco tempo depois. Será que agora dá certo?

Comentários da Comunidade

10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alberson Meneses

A Microsoft tá dando um show em serviços de um tempo pra cá, tem melhorado bastante em vários aspectos, o Nadella deu um novo rumo para a empresa. O Microsoft 365 cada vez mais com esse foco no online.

Léo

Obrigado por tudo, Nadella

A Microsoft vem evoluindo MUITO sob o comando do cara, em todas as divisões (especialmente a Windows e Office) e é muito bacana acompanhar essa evolução e estes quebras de paradigmas dentro da própria empresa

ochateador

Urgh… e lá se vai o e-mail outlook ficar mais baleia do que já é.
Tornar ele mais leve e menos bugado a microsoft não quer.

Filipe Poeta

uso os serviços office e não tenho problemas com bugs…

Filipe Poeta

Tem certeza? Sua alma é preciosa demais pra uma empresa ser dona.

ochateador

Eu recebo de 10 a 20 spam por dia no e-mail. Todos vão para a caixa lixo eletrônico.
Mas quando realizo a limpeza da pasta ou movo mais que 5 e-mails de uma só vez, eu preciso esperar o office processar todas as mensagens antes de fazer outra coisa, senão ele cancela tudo o que fez.

Felipe Insfran

também acho ele pesadão

imhotep

Isso é realmente uma porcaria. Uma vez enviei um e-mail com anexo mais pesado, ele fez o upload do anexo, eu cliquei em enviar e fechei o navegador.

Só depois descobri que o email ficou parado na Caixa de saída.

Paulo Maciel

Queria muito que a Microsoft voltasse a investir no desenvolvimento de um SO mobile com o Satya. Os caras tão acertando a mão em tudo o que fazem. Microsoft vivendo uma das melhores fases de sua história.

Participe da discussão