Se você é um adepto da miniaturalização dos celulares, vai anotando mais um na sua lista de compras, o Xperia X10 Mini da Sony Ericsson. Em tempos de telas grandes e sistemas operacionais parrudos, os smartphones versão mini vão ganhando público com lançamentos de grandes fabricantes como Nokia e Sony Ericsson.

O X10 Mini, recém-chegado ao Brasil, recebe o título de menor aparelho do mundo rodando o Google Android. Infelizmente é a versão 1.6, mas o update para a versão 2.1 está sendo prometido pela Sony Ericsson para o final do ano de 2010.

Vídeo review

Fotos do aparelho

Pontos Positivos

  • Tela com precisão de toque razoável;
  • Câmera de 5mp com qualidade legal em ambientes de boa iluminação;
  • Preço atrativo: R$899,00;
  • Leve e portátil;
  • Vem com um bom fone de ouvido;
  • Vem com um cartão MicroSD de 4GB;
  • Customização visual da Sony Ericsson adapta bem o Android para a tela pequena;

Pontos Negativos

  • Roda o Android 1.6 (atualização prevista para o final de 2010);
  • A resolução da tela deixa a desejar;
  • O método de entrada de texto é ruim;

Hardware

Na teoria, o Xperia X10 Mini é o filhinho do grande e parrudo Xperia X10 (sobre o qual já falamos aqui no TB), mas na prática pouca coisa é igual. O processador é um Qualcomm MSM 7227 com clock de 600MHZ, bem diferente do Snapdragon de 1GHZ que equipa o seu paizão. Mas não se deixe enganar pela diferença numérica, o processador do X10 Mini dá conta do recado e quase nem engasgou em nossos testes (diferente do X10 pai).

Ele possui um display de 2,5 polegadas que deixa um pouco a desejar pela baixa resolução (QVGA – 240×320), mas não dá pra esperar muito do visor de um aparelho “Mini”, não é mesmo? A sensibilidade da tela até que é boa. Diferente de outros aparelhos com Android que eu testei, o visor respondeu com uma precisão bem razoável aos meus comandos. Ainda não é uma Brastemp iPhone, mas funfa bem.

Ah, com todo esse tamanho, o aparelho pesa apenas 88 gramas.

A bateria possui uma duração razoável para um smartphone. Utilizando o ele com frequência para email, twitter e navegação, a bateria segurou a carga por dois dias. Uma curiosidade sobre a bateria é que ela é embutida no aparelho, ou seja, em caso de problemas será necessário encaminhá-lo para alguma assistência técnica autorizada.

Ele já vem com um cartão MicroSD de 4GB e suporta até 16GB de memória.

Câmera

A câmera até que é boa – 5 megapíxels de resolução e imagens com cores bem legais em ambientes com boa iluminação. Ela deixa um pouco a desejar em ambientes mais escuros, especialmente com relação ao foco que não funcionou muito bem em alguns testes. Mas ela conta com um flash led que ajuda a dar uma clareada em fotos tiradas de perto.

Para vídeos, a resolução é de 640x480px (VGA). Também é possível deixar o flash led aceso continuamente com a câmera no modo vídeo, o que é uma coisa bem legal. Esse é um recurso que todos os fabricantes deveriam ativar. Eu costumava utilizar isso no meu velho de guerra Sony Ericsson K750i. Sempre me foi muito útil.

Fotos tiradas com o aparelho

Sistema

O X10 Mini roda uma versão customizada do Android 1.6. Nesse caso, a customização se fez necessária principalmente pelo tamanho da tela – seria impossível usar o Android (decentemente) com a sua interface padrão em uma tela assim pequena.

Mas essa customização tem seus altos e baixos. O método de entrada de texto do aparelho, por exemplo, foi uma bola fora: apenas teclado alfanumérico. É claro que seria impossível colocar um teclado QWERTY full com essa telinha na posição vertical, mas talvez ele funcionasse bem com o aparelho na horizontal.

Para completar, o X10 Mini não possui nenhum teclado físico, ou seja: fodeu. Nesse caso você pode dar uma olhada no X10 Mini Pro.

Voltando à interface, de resto não há muito do que reclamar. A listagem de apps ficou bem organizada (similar ao iOS, in fact) e de fácil acesso. Os widgets na home screen dão um destaque especial para informações do aparelho, relógio e o que mais você quiser adicionar, e os ícones nos cantos da tela agrupam perfeitamente os atalhos para as funções de telefone do aparelho.

Como dito no começo do texto, o upgrade para Android 2.1 deve ser disponibilizado até o final de 2010 pela Sony Ericsson.

Conclusões Finais

O Xperia X10 Mini não mexeu muito comigo. Definindo ele em uma frase, eu diria que é um aparelho pequenininho com um sistema regular, uma interface bacana e nenhum recurso matador. A falta de um método de entrada de texto decente faz com que ele não sirva bem usuários geradores de conteúdo (email, twitter, navegação etc.) e menos ainda quem edita documentos do Office (ainda mais pela questão da tela reduzida).

Por outro lado, o tamanho do aparelho o valoriza como player musical – ele cabe confortavelmente em qualquer bolso. A qualidade dos fones e o cartão MicroSD de 4GB reforçam esse ponto.

O preço também não é dos piores – R$899,00 desbloqueado na loja online da Sony Ericsson. Atrelado a um plano de dados/voz o preço deve ficar ainda melhor.

Eu diria que o aparelho tem tudo para ser um sucesso de vendas entre o público feminino até o natal, principalmente porque até lá ele já estará custando bem menos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Roberto Martins De Melo
eu tinha um xperia 10 mini e raramente a internet reduzia e a agora tenho o xperia j e a internet não dura nem 2 dias porque se quando tinha o 10 eu baixava animes e musicas e no j não baixo nada e reduz
Isabel
O meu deu vários erros, primeiramente quem usou foi minha mãe, com um tempo depois ele parou de reconhecer o chip dela, depois reconheceu o chip da minha irmã, só que não durou nem 2 dias e parou de reconhecer, então reconheceu meu chip, e to com ele a um tempo atrás.. Houve o erro de bateria, que ele desligou e não conseguiu mais ligar, depois teve um erro que não era pra ter tido, que ele desligou e não ligou mais, levei em assistência e disseram que foi a retirada inesperada do cartão de memória, sendo que não tiramos em ocasião nenhuma. O celular tinha momentos que desligava e ficava todo preto e não ligava, então eu esperei descarregar todo, pra logo em seguida carregar, então deu. Teve vários erros que quando estava escutando uma música, o celular travava e desligava, e não ligava mais.. Não recomendo esse lixo pra ninguém.
kamyla
não consigo enviar mensagens pelo eu celular x10 mini .. sempre aparece (falha ao enviar ) oq eu devo fazer?
@Dessa_gdf
Thiago, realmente preciso de sua ajuda para enviar as músicas do meu lg optimus me via bluetooth. Comprei meu bebê faz 4 dias. Já sei mexer em todas as coisas. A única que eu não sei está sendo um problema: enviar músicas via bluetooth. O unico modo está sendo a invasão dos arquivos do meu cel pelo dos meu amigos usando o pareamento bluetooth. Gostaria apenas de enviar as músicas, pois as imagens eu consigo muito bem. Se tiver uma solução, estarei aki esperando. Se quiser me responder pelo twitter, fique a vontade. Obrigada desde já. bjus. :D
Andressa
Olá! Gostaria de saber como transfiro as músicas de um LG OPTIMUS ME via bluetooth. Comprei-o faz4 dias e já tentei de toda forma, mas não consegui. O manual do celular tambem não ajuda. Agradeço desde já por uma resposta. Obrigada.
Thainá
Por favor responda Thiago. Estou Querendo comprar o x10 mini. Mais depois de ler tudo isso ai em cima, fiquei meio em dúvida.Pode me responder algumas perguntas? Ele realmente tem problemas com o chip da Oi? A câmera dele compensa? A bateria dele dura um bom tempo ( pelos menos 30 hs só usando pro básico) Ele tem muitos aplicativos disponíveis na internet? Muito obrigado desde de já.
Jessica Conde
oi alguem poderia me ajudar? sou leiga no assunto tecnologias eu ganhei um x10 mini.Tenho varios problemas que não resolvo lendo o manual.primeiro antes de me darem o celular colocaram o chip da vivo e conectaram a internet emtão a configuração ficou toda da vivo, só q meu chip é claro e não consigo conectar a internet nem com wifi que parece não se conectar as rede abertas pedindo para abrir sei la o que... como se não bastace o bluetooth não funciona pelo q eu entendi dos outros comentarios tenho q baixar algo mais não sei onde nemcomo fazer. por favor alguem poderia me ajudar... obrigada
Albeerico
ai namoral o meu xperia x10 mini pro ta foda oh eu não consigo enviar mensagens e nem enviar musicas ou quaçquer outro tipo de arquivo via bluetooth se alguem ai pode me ajudar add meu orkut pls ^^ [email protected]
Mauricio
Olá Thiago. Meus parabéns pelo Review. Consegui tirar muitas dúvidas sobre o aparelho com a sua demostração. Muito Obrigado! Abçs
@nnaih
Estava em duvida se o Smartphone X10 Mini ,era bom ou nao para mim. E com essa explicação sua já sei minha decisão . Valeu pelas dicas ;)
Deborah
Adoro o xperia x10 mini! Sei que é suspeito dizer pois eu sou mulher e tenho mãos pequininas, mas mesmo assim adoro ele! Atualizei o software dele para 2.1 e ele funciona perfeitamente, acho que os contras nao superam os prós e com certeza recomendo. Testei o teclado virtual anysoftkeyboard e ele funciona perfeitamente no celular, porém tem que ser usado para escrever mensagens de texto aliado ao handcent, nada complicado pois ambos podem ser encontrados no market. Enfim, super recomendo, porem para pessoas de mãos grandes ele é meio dificil de manejar. =**
tiago
ei cara eu queria saber se o xpiria x10 mini ele envia dados via bluetooth? pq eu comprei um e ele só recebe ñ envia será um defeito ou todos eles ñ enviam mesmo!
luiz eduardo faro
é realmente uma furada o novo e imprestável xperia mini. aliás, imprestável, não, já que ele pode servir para ser usado como agenda/organizador de calendário.. o meu não muda o e-mail cadastrado, não dura nem 5 horas com chip em stand-by, sem receber nem efetuar ligações e o que é melhor, principalmente para a operadora, ele muitas das vezes não recebe ligações, dá sempre como dsligado. se alguém que precisa falar com você for muito insistente, na quinta ou sexta tentativa irá conseguir completar a ligação. além disso a conexão wi-fi é vaga-luma, cai mesmo com sinal excelente. ainda irão comprar??? sem falar na assistêcia técnica, que não usei ainda, mas dizem que é ótima para quem quer ser mal atendido e não ter seu problema resolvido. vou tentar para ver como é.
Delvano
Olá gostaria de saber marcelo, se realmente funciona o teclado qwerty? pois gostaria de instalar no meu x10mini, onde encontro pra baixar?
Ketty
Thiago, assisti seu Review do X10 mini e desisti de comprá-lo por causa da bateria integrada, mas continuo dando preferência a aparelhos Sony Ericsson porque tenho um que nunca me deu problemas, além da qualidade de som e imagem serem ótimos! O que vc poderia me dizer sobre o Sony Ericsson U5 Vivaz? Um abraço!
Exibir mais comentários