Pressione Win + R em seu teclado. O Windows exibirá a caixa Executar, que é útil para que você possa abrir o registro do sistema (comando “regedit”), por exemplo. Mas, e se você tivesse uma ferramenta similar, porém, capaz de fazer muito mais? É o que a Microsoft promete com o launcher PowerToys Run, para Windows 10.
- Windows 10 vai rodar programas de Linux com interface gráfica
- Microsoft admite que estava errada sobre código aberto
A novidade foi abordada na Build 2020 (neste ano, a conferência é totalmente online, diga-se de passagem) e está disponível em versão preview. Por conta disso, pode você notar que, de vez em quando, o PowerToys Run demora para abrir ou responder a determinados comandos.
O objetivo é fazer da ferramenta um lançador compatível com todos os comandos aceitos pela função Executar, mas incluir ali uma série de outras funcionalidades. Algumas delas, em versões futuras, poderão ser adicionadas pelo usuário por meio de plugins, snippets, pesquisas personalizadas na web e outros.
Para tornar a ferramenta completa, a Microsoft vem trabalhando até com desenvolvedores de dois launchers alternativos para Windows: o Wox e o Window Walker.
Por ora, o PowerToys Run exibe uma caixa de comandos centralizada na interface do Windows que pode abrir softwares nativos ou instalados, bem como colocar janelas em execução no primeiro plano. Para acessá-lo, é preciso pressionar as teclas Alt + Espaço (por enquanto, a combinação Win + R ainda pertence à função Executar).
Mas interessantes, provavelmente, são os recursos de configuração que a ferramenta já oferece. O comando Alt + Espaço serve para acionar o lançador, mas, se você abrir o PowerToys Run a partir do menu Iniciar, vai encontrar um modo para remapeamento do teclado (Keyboard Manager) e outro para redimensionamento de imagens, por exemplo (Image Resizer).
O PowerToys Run pode ser baixado no GitHub da Microsoft, gratuitamente. Note que, por ali, também é possível baixar o código-fonte da ferramenta. Sim, este é um projeto open source.
Com informações: The Verge.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Olha só, Microsoft descobriu o Spotlight!
Windows R?
No próprio power toys existe também um app de remapear teclas. Remapeie o atalho Windows + R para Alt + Space.
Fica legal… mas não está pronto. Windows+R é outra coisa. Esse cara é lindo, mas services.msc, ncpa.cpl, e etc.etc não abriu nada. Tem potencial…
testando aki. Gostando até agora. Muito melhor que Run nativo. Ta ai uma cópia de recurso da concorrência bem vinda.
O WinGet também facilitou muito a instalação de apps.
Há muitos anos que eu basicamente uso esses lanchers como jeito padrão de iniciar aplicativos e abrir arquivos, tanto no MacOS quanto no Gnome. Quero morrer quando a Cortana faz uma busca no Bing quando quero abrir um aplicativo.
Ótima novidade!
Só uns 15 anos depois…
Esse é o tipo de recurso tão bom que me impressiono como não colocam ele nativamente no SO
instalei por conta do vídeo do Coisa de Nerd. achei legal, mas o FancyZones não volta ao tamanho original da janela quando a retiro de lá. há alguma opção a respeito?
Também descobri o PowerToys pelo Leon, e desinstalei por este motivo que você disse. É bem inconveniente a janela não retornar ao tamanho normal ao arrastar e ao reabrir o app, como acontece com a função nativa que só divide a tela meio a meio. Vou reinstalar porque fiquei interessado nessas novas funções, principalmente a de remapear teclas.
Esse PowerToys é tipo uma área de experimentação da Microsoft, paralela ao Windows Insider, porém mais experimental, né? É o que me parece, e eu gostei bastante da ideia.
Olha, tô curtindo as novidades da Microsoft hein? Aliás, essa já devia ter vindo a tempos. Maravilha.
Legal, Microsoft.
Agora da pra fazer a mesma coisa de formas diferentes via:
Digitando no menu iniciar
Barra de busca da cortana
Windows R
Power toys run
Gostei da funcionalidade e mais ainda do nome PowerToys Run
Interessante e muito bem-vindo, mas o menu iniciar/pesquisar já meio que faz essa parte.
Desde que a Microsoft fez essa integração, inicializo apps, localizo docs, pastas e faço pesquisas na internet direto do menu iniciar.
Mesmo assim vou instalar e testar.