Início » Gadgets » Google testa fone de ouvido com controle por pressão nos fios

Google testa fone de ouvido com controle por pressão nos fios

Protótipo de fone de ouvido com fio inteligente do Google é capaz de pausar ou trocar de músicas direto pelo cabo

Bruno Gall De Blasi Por

O Google está testando um fone de ouvido cujos controles estão no próprio fio do acessório. Apresentado em um blog da companhia na última sexta-feira (15), o protótipo possui sensores de pressão no cabo, conhecido como “I/O braid”, para pausar músicas ou aumentar e diminuir o volume do celular. Não há previsão de lançamento do gadget.

Google I/O Braid (Foto: Reprodução/Google)

A tecnologia do Google é capaz de controlar o celular direto pelo fio do fone do ouvido, sem depender de botões. Os comandos são realizados por meio de gestos. Ou seja, basta o usuário apertar uma vez o cabo para pausar o áudio ou pressioná-lo duas vezes para passar para a próxima música, por exemplo.

A inovação ainda permite ajustar o volume do celular direto pelo cabo. Para isso, é só segurar o fio com o polegar e arrastar o indicador para cima ou para baixo.

Isso é possível graças a um fio inteligente de tecido com a tecnologia conhecida como “helical sensing matrix” (“matriz de detecção helicoidal”, em tradução livre). Dessa forma, o toque do usuário pode ser detectado em qualquer parte do cabo.

As utilidades do fio inteligente vão além de fones de ouvido. Segundo o Google, a tecnologia pode ser aplicada, também, em caixas de som e até mesmo em roupas.

Google I/O Braid (Foto: Reprodução/Google)

A precisão dos sensores é de cerca de 94%, de acordo com testes realizados pela companhia com 12 participantes. “Esse resultado é encorajador, especialmente devido à expressividade permitida por uma matriz de sensores de baixa resolução (oito eletrodos)”, afirma.

Não há previsão de lançamento de um fone de ouvido ou gadget que utilize o cabo inteligente.

Com informações: Google AI Blog, The Verge e CNET

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matt

Meio tarde se for pensar que muitos smartphones já abandonaram a entrada P2

Vitor Hugo

ué, mas o que impede de ser usado em fones USB?

Carlos Rodrigues

passa a mão aqui no bolso de trás da minha calça para aumentar o som querido

Participe da discussão