Facebook GrokNet detecta produtos em fotos para agilizar vendas

Facebook GrokNet é uma tecnologia de visão computacional que detecta objetos em fotos para estimular vendas online

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Facebook GrokNet

Você vê uma foto no Facebook, se interessa por um objeto que aparece nela e decide comprá-lo. Mas como? O Facebook revelou uma ferramenta de visão computacional chamada GrokNet que, com base em inteligência artificial, identifica bens de consumo em imagens. A partir daí, é possível gerar links que permitem a aquisição dos itens identificados.

O GrokNet é amplo, podendo identificar de peças de roupa a objetos de decoração presentes na foto. A ferramenta foi idealizada para ser capaz de levar precisamente ao item existente na imagem, logo, fatores como cor, textura, estilo e até marca podem ser considerados.

De acordo com o Facebook, o GrokNet é a primeira de várias tecnologias baseadas em inteligência artificial que estarão disponíveis em suas plataformas de comércio eletrônico nos próximos meses. A novidade promete melhorar a experiência de compra do consumidor e o processo de venda do lojista.

Nesse sentido, o consumidor poderá encontrar exatamente o item que deseja, não um similar, a não ser quando o original não puder ser localizado.  Já o vendedor terá a chance de apresentar seus produtos de modo mais contextualizado.

Assim, quando um vendedor postar a foto de um sofá no Facebook Marketplace, por exemplo, o GrokNet identificará as características do produto (como cor, material e estilo) para facilitar a sua localização por usuários que estiverem buscando um item com os mesmos atributos.

Outro exemplo: uma loja de móveis pode mostrar a foto de uma sala; o GrokNet identifica os produtos existentes ali que estão à venda e aponta links para eles. Como o usuário vê os objetos em um ambiente real (ou perto disso), terá mais facilidade para decidir pela compra.

Facebook GrokNet - loja

Isso é o que o Facebook promete. Ainda não está claro se a tecnologia realmente terá o nível de precisão apontado: a companhia sinaliza que o GrokNet já é capaz de reconhecer corretamente 90% dos itens em fotos do Facebook Marketplace na categoria Casa e Jardim, por exemplo.

A seu favor, o Facebook tem uma gigantesca base de dados: o algoritmo do GrokNet foi treinado com cerca de 100 milhões de imagens, a maioria oriunda justamente do Marketplace, ambiente em que o sistema já está sendo implementado. Isso significa que, se a tecnologia não for tão precisa quanto o prometido, deverá ao menos chegar perto em um futuro próximo.

Esse é apenas um dos esforços do Facebook para alavancar o comércio eletrônico em suas plataformas. Além de visão computacional, a companhia pretende complementar esses ambientes com realidade aumentada, conteúdo 3D (para permitir a visualização de um produto em 360 graus) e assistentes digitais (vide a imagem anterior).

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados