Início » Aplicativos e Software » Apple iOS 13.5 agiliza desbloqueio com máscara no iPhone

Apple iOS 13.5 agiliza desbloqueio com máscara no iPhone

iOS 13.5 e iPadOS 13.5 pulam Face ID caso o iPhone ou iPad Pro detecte que você está usando máscara devido à COVID-19

Felipe Ventura Por

A Apple lançou nesta quarta-feira (20) o iOS 13.5, que inclui a nova API de Notificação de Exposição desenvolvida em conjunto com o Google. Além disso, o sistema pula o Face ID caso o iPhone detecte que você está usando máscara para evitar o contágio da COVID-19; isso também vale para o novo iPadOS 13.5 no iPad.

iPhone X e Face ID

Quem possui um iPhone X, XR, XS ou 11 precisa fazer desbloqueio através do Face ID, algo mais complicado se você estiver usando máscara. Antes, ao arrastar a barra inferior para cima, o aparelho tentava reconhecer o rosto, não conseguia e então mostrava o teclado para digitar a senha.

Agora, o Face ID vai detectar se você está usando máscara e vai cancelar a tentativa de desbloqueio facial, mostrando o teclado mais rápido. O mesmo vale para o iPad Pro, que também conta com esse tipo de biometria.

iOS 13.5 corrige falhas de segurança

No iOS 13.5 e iPadOS 13.5, o FaceTime em grupo permite desativar o recurso “proeminência automática” nas chamadas de vídeo, que amplia automaticamente o bloco da pessoa que está falando. Em vez disso, todos os participantes ficam com o mesmo tamanho na tela, e é possível ampliar um deles ao tocar.

A atualização também corrige duas vulnerabilidades: uma delas, no aplicativo Mail, permitia que um invasor infectasse remotamente um dispositivo iOS enviando um e-mail com código malicioso. A outra falha de segurança estava relacionada a execução remota de código.

E como falamos por aqui, o iOS 13.5 traz a API de Notificação de Exposição para ser usada por apps de órgãos de saúde pública. Essa tecnologia permitirá saber se você esteve próximo a uma pessoa diagnosticada com COVID-19. O iPadOS não recebeu essa API.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Banana_Phone

Como é bom ter um leitor de digitais. Se a Apple colocasse também um leitor de digitais sob a tela, seria ótimo dar ao usuário a opção de qual método usar.

Felipe Andrade de Alencar (@Felipe_Andrade)

Enquanto isso, porque será que a Samsung desistiu do reconhecimento da Íris? Seria o timming perfeito…

Paulo Maciel (@pymaciel)

Espero que essa mudança no Face ID seja reproduzida pelos apps também, o maior problema na minha opinião. Porque ao desbloquear o iPhone é só clicar no nome “Face ID” que ele pula direto para o teclado alfanumérico, enquanto no Whatsapp, por exemplo, ele tenta ler duas vezes para só então dar a opção de digitar o código.