Início » Aplicativos e Software » Código-fonte do Xbox e Windows NT 3.5 é vazado na internet

Código-fonte do Xbox e Windows NT 3.5 é vazado na internet

Microsoft investiga vazamento de código-fonte do Windows NT 3.5 e do sistema operacional para o primeiro Xbox

Felipe Ventura Por

O código-fonte do sistema operacional para o primeiro Xbox foi vazado na internet durante a última semana, assim como o código de uma versão pré-lançamento do Windows NT 3.5. Ambos vêm circulando em fóruns e apareceram em sites de compartilhamento de arquivos como o Mega; a Microsoft diz que está investigando o caso.

Xbox original

Foto por Megan Morris/Flickr

O Tecnoblog verificou que os dois arquivos vazados ainda se encontram disponíveis na internet. O código do Xbox tem 1,22 GB e corresponde a uma versão simplificada do Windows 2000 para o console de 2001. “Estamos cientes desses relatos e estamos investigando”, afirma a Microsoft em comunicado ao The Verge.

Os arquivos incluem ambientes de compilação, o Xbox Development Kit, emuladores de testes e documentos internos. Como o kernel e código-fonte já vinham sendo repassados entre entusiastas, provavelmente o vazamento não vão ajudar a rodar ou emular mais jogos do Xbox original no PC.

Enquanto isso, o Windows NT 3.5 envolve um download de 109,68 MB; trata-se da versão RC 2 (Release Candidate), build 782, bem próxima ao que foi lançado ao público em 1994.

Isso pode ser útil para quem deseja conhecer mais sobre o funcionamento do Windows, e não deve representar um problema de segurança, já que poucos PCs utilizam esse sistema — cujo suporte acabou em 2001.

Windows NT 3.5

Windows NT 3.50 em sua versão final (build 807)

Microsoft, Apple e Nvidia tiveram código-fonte vazado

A Microsoft já passou por outros vazamentos de código-fonte no passado. Em 2017, arquivos confidenciais circularam na internet com compilações do Windows 10 e versões do sistema para processadores ARM.

E, em 2004, algo semelhante ocorreu com o Windows 2000 e NT 4. Na época, a empresa disse em comunicado que estava colaborando com o FBI para descobrir os responsáveis, e enviou cartas explicando a quem fez o download do código-fonte que isso viola a lei.

Claro, outras companhias também tiveram esse tipo de problema. A Apple confirmou em 2018 que partes do código-fonte do iBoot, responsável por fazer boot do iOS, haviam vazado. E agora em 2020, o código de GPUs da AMD foi roubado e vazado no GitHub, incluindo informações sobre o chip gráfico que estará no Xbox Series X.

Comentários da Comunidade

12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bkdwt

Me chamem quando vazarem do Windows Vista em diante.

Guilherme Macêdo da Cruz

Como assim “provavelmente o vazamento não vão ajudar a rodar ou emular mais jogos do Xbox original no PC”? Não é porque os arquivos já estavam sendo repassado entre os entusiastas que isso não ajuda a melhorar a emulação. Talvez isso mostre que melhorar a emulação precise de mais tempo.

Eu

Então, estou ligando de 2057. Vazaram o código do Windows Vista. E querem a cabeça do infeliz que vazou essa bomba.

­Monika

Isso se a MS não relançar os seus jogos da época no PC.

Renato Dantas

Deve ter código da época do Windows 95 ainda, com uma fachada nova.

Bruno Cabral Peixoto

Isso me lembra de um boato de que o ReactOS (clone Open Source do Windows) supostamente teria usado codigo fonte de alguma parte do Windows, mas é só boato mesmo, pq nunca foi provado. Eu acredito que seja mentira pq o ReactOS está bem mais atrasado que o Wine/Proton.

Carlos Cabral

Não vai ajudar pois NENHUM dev vai chegar nem perto destes arquivos. Desenvolvimento de emuladores é feito com clean room, ninguém arriscaria um DMCA ou ser processado por causa de código vazado. Nenhum desses leaks ajuda os emuladores, nem a documentação ajuda, já que código derivado de documento protegido também é ilegal. CxBx-Reloaded está com um excelente progresso nos ultimo meses, nada vai mudar com este vazamento.

Zanac_Compile

O código do W95 era completamente diferente, outra arquitetura.

@bkdwt


10 caracteres

Bruno Cabral Peixoto

Exatamente o que eu já disse em outra matéria. Wine e Emuladores não podem correr o risco de um processo, por isso usam o sistema de “sala limpa”.

Bruno Cabral Peixoto

Isso não muda nada pra mim. O Wine continuará sendo desenvolvido no sistema de “sala limpa” isto é, sem acesso ao código fonte.

Bruno Cabral Peixoto

Sim, o Windows 95, 98 e Me são mais proximos do Windows 3.11 do que da família NT (4.0, 2000, XP, Vista, 7, 8.x e 10). Os Win9x são como se fossem o Wine rodando sobre o MS DOS. já os NT são S.Os mais completos.

Participe da discussão