O Ministério da Educação confirmou na manhã dessa quarta-feira que dados de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) vazaram ontem na internet. Milhões de dados podem ter sido acessados, mas por enquanto o ministério não informa a gravidade da situação.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, informações como nome, número da cédula de identidade (RG) e número do CPF ficaram acessíveis a praticamente qualquer um que acessasse uma determinada página mantida pelo Ministério da Educação. Por pelo menos três horas, durante a terça-feira à tarde, tais dados ficaram acessíveis. O jornal ainda conseguiu visualizar informações como nome da mãe, número da matrícula e dados socioeconômicos dos inscritos.

O MEC informou que instituições de ensino têm acesso a uma determinada página no site do ministério onde podem consultar dados de inscritos no ENEM antes de aprovar a concessão de bolsas, por exemplo. Esse endereço só era disponibilizado mediante nome de usuário e senha, mas mesmo assim algum problema fez com que os dados aparecessem.

O Inep, divisão do MEC responsável pelo ENEM, disse que o endereço especial foi fechado assim que tomaram conhecimento do ocorrido. O caso será investigado para determinar o que aconteceu.

Para ter uma ideia da quantidade de informações armazenadas pelo MEC, somente em 2009 cerca de 9 milhões de estudantes participaram do ENEM. As informações vazadas, no entanto, incluíam dados do ENEM de 2009, de 2008 e também de 2007.

Com informações: Folha. Foto: foundphotoslj.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados