Início » Aplicativos e Software » 99 segue Uber e verifica no app se motorista está usando máscara

99 segue Uber e verifica no app se motorista está usando máscara

A partir de junho, a 99 pedirá para motoristas enviarem sua temperatura corporal e fotos que demonstrem a limpeza do carro

Victor Hugo Silva Por

A 99 pedirá a partir de sexta-feira (22) que motoristas e entregadores enviem selfies para indicarem que estão usando máscara, assim como a Uber faz desde o início da semana. Os parceiros que descumprirem a regra poderão ser suspensos em caso de denúncia dos usuários, que também deverão estar com máscara durante viagens da plataforma.

99 app tecnoblog

O aplicativo usará inteligência artificial para detectar que o parceiro está, de fato, utilizando a máscara. A DiDi, proprietária da 99, exige a proteção para motoristas na China desde janeiro. Agora, além do Brasil, a medida também foi adotada para os outros sete países da América Latina em que a empresa atua, além da Austrália e Japão.

Com o objetivo de conter a propagação do novo coronavírus, causador da COVID-19, a 99 implementará mais exigências em breve. O serviço pedirá a partir de junho que motoristas informem sua temperatura corporal pelo aplicativo e enviem fotos diárias da limpeza do veículo. Os parceiros e usuários que não se sentirem seguros em relação às condições de higiene terão a opção de cancelar as viagens.

A plataforma oferece desde março um auxílio para motoristas e entregadores que precisarem se afastar para cumprir quarentena ou porque testaram positivo para COVID-19. O valor inicial é de R$ 300, mas pode aumentar conforme a média de ganhos diários entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Uber exige medidas de proteção para motoristas

No caso da Uber, além da selfie, motoristas devem aceitar alguns termos para ficarem online e liberarem as corridas. Os parceiros da plataforma precisam se comprometer a não dirigir caso tenham sintomas da COVID-19, a desinfectar o carro diariamente e a lavar as mãos com frequência.

Os motoristas e os passageiros têm a opção de cancelar a viagem sem multa caso a outra parte retire a máscara no ponto de partida. A Uber ainda oferece um item na avaliação para apontar que a proteção deixou de ser usada durante a corrida e, assim, justificar uma nota baixa.

Com informações: Reuters.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação