Xiaomi descobre fábrica de fones Mi Bluetooth falsos

A fábrica que produzia fones Mi Bluetooth falsos foi denunciada pela Xiaomi e fechada pelas autoridades chinesas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fones Mi Bluetooth falsos - caixas

Chega a ser irônico que uma empresa chinesa seja vítima de pirataria… chinesa. Mas é o que acontece com a Xiaomi. A companhia revelou recentemente ter descoberto uma fábrica que produzia fones de ouvido falsos da linha Mi Bluetooth.

Em nota divulgada na rede social Weibo, a Xiaomi informou que recebeu um relatório em março alertando para uma plataforma online que comercializava grandes volumes de fones Mi Bluetooth falsificados.

No que parece ter sido uma ação orquestrada com autoridades policiais, a empresa conseguiu, a partir daí, rastrear a origem dos produtos falsos: eles eram produzidos em uma fábrica em Shenzhen, cidade da província de Guangdong que, vez ou outra, é chamada de “Vale do Silício da China”.

Quando a fábrica foi descoberta, um lote com mais de mil unidades de fones Mi falsos foi encontrado em embalagens semelhantes às dos produtos originais. Também havia unidades em processo de fabricação.

Fones Mi Bluetooth falsos

Além da apreensão dos produtos e da paralisação da fábrica, já providenciadas pelas autoridades, a Xiaomi agora tenta penalizar judicialmente os responsáveis pela pirataria dos produtos.

Mas, certamente, essa ação não será suficiente para resolver o problema. A Xiaomi se tornou uma marca bastante reconhecida em várias partes do mundo, especialmente por, com frequência, praticar preços atraentes para os seus produtos.

Sem nenhuma surpresa, essa popularidade atraiu o interesse de criminosos. Não é difícil encontrar fones, relógios e até celulares falsificados da marca. Muitas vezes, o usuário só percebe que o produto não é original após usá-lo e constatar que ele não tem a qualidade esperada.

Fones Mi Bluetooth falsos - fábrica

Para evitar problemas, a Xiaomi recomenda que os dispositivos da marca só sejam comprados em canais oficiais ou autorizados.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados