Google Maps vai destacar locais acessíveis por cadeira de rodas

Google apresentou novos recursos de acessibilidade para Google Maps e para celulares Android nesta quinta-feira (21)

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Maps vai destacar locais acessíveis por cadeira de rodas (Foto: Divulgação/Google)

O Google anunciou novos recursos de acessibilidade nesta quinta-feira (21). Conhecido como “Accessible Places” (“Lugares acessíveis”, em tradução livre), a ferramenta do Google Maps vai destacar locais acessíveis por cadeira de rodas no aplicativo de mapas. A função estará disponível para Android e iOS (iPhone).

Além do Google Maps, o Google ainda apresentou um novo aplicativo e melhorias em apps de acessibilidade já existentes para celulares Android. As novidades foram reveladas no blog da companhia durante o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade.

O “Accessible Places” oferece informações sobre acessibilidade no Google Maps com mais facilidade. O recurso, segundo o Google, irá mostrar se um ponto turístico, loja, restaurante e afins é acessível ou não antes de o usuário se deslocar até o local.

“Quando o “Accessible Places” está ativado, um ícone de cadeira de rodas indica uma entrada acessível e você pode ver se um lugar tem assentos, banheiros ou estacionamento acessíveis. Se for confirmado que um lugar não tem uma entrada acessível, também mostraremos essas informações no Google Maps”, explica.

A função estará disponível nos aplicativos para Android e iPhone. Para utilizar o recurso, é preciso ativá-lo nas configurações do Google Maps:

  1. Abra o aplicativo do Google Maps em seu celular e acesse as configurações;
  2. Vá até a opção “Accessibility” (“Acessibilidade”, em tradução livre);
  3. Em seguida, ative o recurso “Accessible Places” (“Lugares acessíveis”, em tradução livre).

A ferramenta será liberada, inicialmente, na Austrália, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Segundo o Google, a disponibilidade do recurso em outros países “está a caminho”.

Google anuncia recursos de acessibilidade para Android

Ainda nesta quinta-feira (21), o Google revelou novos recursos de acessibilidade para Android, como o aplicativo Action Blocks e melhorias no Transcrição Instantânea e no Amplificador de Som.

O Action Blocks adiciona blocos de ação na tela inicial do celular. A ferramenta permite que o usuário faça ligações e acesse recursos com mais agilidade e facilidade. O app está disponível para Android 5.0 em diante (play.google.com).

Já o Transcrição Instantânea (Live Transcribe) recebeu novos recursos. Além de expandir o suporte de idiomas, o app de reconhecimento de voz permitirá que o usuário adicione termos para lugares e objetos e coloque o celular para vibrar quando alguém diz seu nome. A atualização, disponível na Google Play Store (play.google.com), também facilitou a pesquisa de conversas anteriores.

O Google ainda anunciou melhorias para o Amplificador de Som (Sound Amplifier). A partir de agora, o aplicativo, que melhora o áudio do smartphone, também é compatível com fones Bluetooth. O app já pode ser baixado em telefones com Android 6.0 ou mais recentes (play.google.com).

Com informações: Google (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados