Início » Aplicativos e Software » WhatsApp terá ferramenta para adicionar contatos via QR Code

WhatsApp terá ferramenta para adicionar contatos via QR Code

Ferramenta disponível no WhatsApp Beta para Android e iPhone (iOS) facilita a inclusão de contatos no mensageiro

Bruno Gall De Blasi Por

O WhatsApp permitirá a inclusão de contatos via QR Code nas próximas versões do aplicativo. O mensageiro está testando uma ferramenta capaz de gerar e ler códigos para facilitar o início de conversas entre pessoas e estabelecimentos comerciais no app. A novidade está disponível no WhatsApp Beta para Android e iPhone e na versão de testes do WhatsApp Business para iOS.

WhatsApp Beta (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O mensageiro começou a liberar a ferramenta de QR Code aos usuários nesta quinta-feira (21). Segundo o WABetaInfo, o recurso, que já é aguardado há mais de um ano, está disponível nas versões mais recentes do WhatsApp Beta e WhatsApp Business Beta.

A novidade promete reduzir o tempo gasto com a adição de contatos no mensageiro. Em vez de digitar o telefone, os usuários do app de mensagens poderão utilizar a câmera do smartphone para ler o QR Code e incluir um novo número na agenda do celular. Depois, é só enviar mensagens à pessoa ou empresa.

WhatsApp terá ferramenta para adicionar contatos via QR Code (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

A nova função chega na mesma semana da aparição do backup criptografado para iCloud, no app para iPhone. O mensageiro também começou a liberar, recentemente, a integração com o Facebook Rooms (Salas do Facebook), para criar e participar de chamadas de voz e vídeo com até 50 participantes.

A ferramenta para adicionar contatos via QR Code ainda não tem previsão para chegar nas versões finais dos aplicativos.

Com informações: WABetaInfo (1, 2 e 3)

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickey Sigrist

Seria bom mesmo se o QR Code substituísse a necessidade de vincular o número de telefone e ocultasse ele pro outro contato. Caso contrário, não vejo muita utilidade.

Lucas Carvalho

Realmente seria bom se tivesse a opção de adicionar ser adicionado sem a necessidade do número de telefone. Mas essa é uma opção bem-vinda, agiliza o processo de adicionar alguém aos contatos e procurá-lo para iniciar uma nova conserva. Se eu não me engano é algo semelhante ao que acontece com o weChat e, pelo menos lá até onde eu vi, parece ser a forma mais popular de adicionar alguém.

Bruno Gall De Blasi

Isso me lembra um desejo meu de anos: usuários (com @, mesmo) no WhatsApp. Porque, às vezes, eu simplesmente não quero fornecer o meu número para evitar ligações indesejadas (lojas, por exemplo), mas eu preciso falar com a pessoa/empresa. E aí não tem muita escapatória.

Douglas Amorim

Cada dia que passa o Whatsapp está mais perto de atender às necessidades do mercado de 2014. Em 2030 ele chega ao ideal para 2020.

Participe da discussão