Início » Celular » OnePlus se une à Xiaomi para recurso do Android semelhante a AirDrop

OnePlus se une à Xiaomi para recurso do Android semelhante a AirDrop

Tecnologia desenvolvida inicialmente por Xiaomi, Vivo e Oppo possibilita troca de arquivos entre celulares com alta velocidade

Bruno Gall De Blasi Por

Mais empresas se juntaram à Xiaomi, Vivo e Oppo para desenvolver uma alternativa ao AirDrop para o Android. A iniciativa, que agora conta com a participação da OnePlus, Realme, Black Shark e Meizu, visa desenvolver um sistema para compartilhar arquivos entre celulares sem depender de fios e em alta velocidade, assim como o recurso da Apple.

OnePlus se une à Xiaomi para recurso do Android semelhante a AirDrop

Detalhes do projeto vieram a público em agosto de 2019. Na época, Xiaomi, Vivo e Oppo anunciaram a união para desenvolver a tecnologia para trocas de arquivos. Quase um ano depois, em maio, o grupo recebeu reforços com a inclusão de outras fabricantes chinesas, como a OnePlus, Realme, Black Shark e Meizu, segundo publicações na rede social chinesa Weibo.

O recurso é uma resposta das fabricantes ao AirDrop. A ferramenta disponível somente em dispositivos da Apple permite a troca de informações entre iPhone, iPad e Mac sem depender de intermediários ou conexão com a internet. Além disso, a ferramenta não requer uso de fios, já que o pareamento é feito via Bluetooth e os arquivos são enviados por Wi-Fi.

A proposta das marcas chinesas busca a mesma solução. Os arquivos, porém, serão enviados via Bluetooth, diferentemente do AirDrop, com taxa de transferência de até 20 Mb/s.

A tecnologia começou a ser liberada aos usuários em fevereiro de 2020 em celulares da Xiaomi, Oppo e Vivo, e já está disponível em smartphones da Black Shark desde abril. Ainda não se sabe quando a OnePlus, Realme e Meizu levarão o recurso aos seus telefones com Android.

Com informações: XDA-Developers e Black Shark

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helliton Soares Mesquita (@Helliton_Soares_Mesq)

Boa idéia. O interessante é que o aplicativo avaliasse qual é a forma mais rápida pra transferir, se é via Bluetooth ou Wi-fi. Outra coisa legal é ter um aplicativo para PC, ai a coisa fica completa.

Eu (@Keaton)

Spoiler: o Bluetooth nunca será mais rápido.

btw… tem alguns apps que permitem tu transferir os dados do cel pro pc e vice versa. Tipo o Wi-Fi File Transfer.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

tava animado com a ideia até ver que vamos fica limitados a velocidade do bluetooth, então não tem muita diferença em usar o sistema tradicional do bluetooth já fornecido pelo android.