Início » Aplicativos e Software » Pac-Man é recriado por IA da Nvidia em aniversário de 40 anos

Pac-Man é recriado por IA da Nvidia em aniversário de 40 anos

A Nvidia utilizou 50 mil horas de Pac-Man para conseguir reproduzir o game por completo, sem olhar uma linha de código

André Fogaça Por

A Nvidia divulgou nesta sexta-feira (22) que conseguiu recriar Pac-Man, do zero e apenas com quatro computadores que foram treinados com inteligência artificial, chamada GameGAN. A criação da empresa americana tem sua própria engine e nasceu depois de milhares de horas observando o game original, que neste mês completa 40 anos.

Pac-Man... Real?

A ideia é simples (nem tanto, vai): uma inteligência artificial é colocada para jogar Pac-Man, enquanto que outras vão observando dezenas de milhares de horas do game para aprender como ele funciona. Então todo esse conhecimento é somado e a reconstrução de Pac-Man pode ser feita, com todo o processo levando poucos dias.

Mesmo se tratando de um computador olhando outro, a Nvidia diz que a inteligência artificial que observou as jogadas não analisou qualquer código; ela ficou observando apenas os pixels gerados pelas jogadas feitas. É mais ou menos a mesma coisa que aprender xadrez apenas ao observar todos os movimentos de jogadores, sem fazer uma pergunta sequer sobre as regras.

O único detalhe que não foi compartilhado é como que um programa de computador conseguiu criar códigos de jogo, imitando outro jogo e tudo deu certo. Voltando ao exemplo de xadrez, eu posso aprender como jogar apenas por observar os movimentos e deduzir regras, mas isso não me faz capaz de talhar uma madeira para criar peças e o tabuleiro também.

Muito provavelmente a IA utilizada já tem conhecimento profundo sobre engine de outros jogos, pegando detalhes específicos para adequar nas regras de Pac-Man, como a linha de código que faz o personagem principal não atravessar a parede, ou então o poder de comer fantasmas que certo item oferece e o tempo que ele dura.

A ideia deste exemplo não é de copiar e recriar games utilizando o computador, que trabalha sozinho. Um representante da Nvidia disse para a imprensa americana que um dos objetivos é de criar uma ferramenta que auxilie na produção de games complexos, como é o caso de GTA 5 ou Red Dead Redemption 2.

No exemplo de Pac-Man, foram utilizadas quatro workstations equipadas com placas Quadro GV100. Elevar o poder de processamento para um mundo 3D complexo pode levar muito mais tempo e mais máquinas.

A versão jogável desta recriação do jogo será disponibilizada ao público ainda no meio deste ano. Se você quer jogar Pac-Man agora, de graça, é só entrar neste link do Doodle que o Google fez para o game em 2010.

Com informações: Ars Technica e Nvidia.

Comentários da Comunidade

3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Se Pac-Man fosse da arrogante Nintendo, a Nvidia ia receber uma visita do Processinho, mesmo sem que houvesse qualquer indício de infração de direito autoral.

Participe da discussão