Início » Finanças » Assinatura eletrônica da Caixa: o que é e como fazer [Desbloquear]

Assinatura eletrônica da Caixa: o que é e como fazer [Desbloquear]

A assinatura eletrônica da Caixa é necessária para que você comece a fazer pagamentos e transações pelo aplicativo ou site do banco

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

A assinatura eletrônica da Caixa é necessária para que você comece a fazer pagamentos e transações pelo internet banking, seja no seu celular, no tablet ou no computador.​ É uma etapa que vem depois de escolher usuário e senha internet — este primeiro passo permite apenas checar valores na conta como saldos e comprovantes.

Em outras palavras, a assinatura eletrônica é a senha que você usa para autorizar pagamentos, transferências e outras transações que só podem ser feitas com ela. Essa assinatura sempre será solicitada para concluir transações seguras e movimentações financeiras na sua conta. E você precisa cadastrá-la e confirmá-la no caixa eletrônico.

Assinatura Eletronica da Caixa : Mascote

Você pode cadastrar a assinatura eletrônica de duas formas:

  • No aplicativo e desbloquear no autoatendimento;
  • Direto no autoatendimento.

Entenda por autoatendimento os terminais de caixas eletrônicos da Caixa Econômica.

  1. Abra o aplicativo da Caixa ou o Internet Banking;
  2. Entre com seu login (usuário) e senha ou impressão digital;
  3. Acesse o ícone “Senhas e Configurações”; 
  4. Selecione a opção “Senhas e Acesso”, em “Assinatura Eletrônica”;
  5. Selecione a conta e clique no botão “Cadastrar Assinatura;
  6. É preciso ler e aceitar o termo de uso;​
  7. Informe a Assinatura Eletrônica e clique em “Confirmar”.

Acabou a etapa online, agora, com o seu cartão com chip em mãos, vá até um terminal de autoatendimento. Lá, acesse aopção: Outros Serviços > Senhas. Depois, procure por Validações de Acessos > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica, digite CPF e confirme.

Assinatura Eletrônica da Caixa / Site da Caixa

Pronto!

Feito isso, você pode voltar para a casa e fazer transações na sua conta da Caixa.

Caso o botão “Cadastrar Assinatura” não esteja ativo, você deverá procurar sua agência e pedir que o gerente exclua a assinatura anterior. Para quem não se lembra nome de login e usuário, por padrão, seu CPF é seu login. Se não lembrar da senha, você pode cadastrar uma nova na página inicial e, automaticamente, desativa a senha anterior.

Tipos de Assinatura Eletrônica

Assinatura Eletrônica Simples

Se sua conta só tiver um titular ou mais de um, onde ambos podem fazer qualquer transação bancária, sua a Assinatura Eletrônica será simples, com 6 dígitos numéricos.

Assinatura Eletrônica Múltipla

Se sua conta for conjunta, e pelo menos duas pessoas precisam fazer a transação bancária, sua Assinatura Eletrônica será múltipla, com 8 caracteres alfanuméricos. 

A Assinatura Eletrônica Múltipla é cadastrada pelo gerente da sua conta e alterada no Aplicativo Caixa por uma nova, que só você saiba, na opção de Senhas e Configurações.

Caso o cartão da Caixa seja múltiplo, ou seja, tem a função débito e crédito, você deve ir até uma das agências para gerar a Assinatura Eletrônica. Não é possível fazer em casa.

Dúvidas sobre Assinatura Eletrônica

Cartão não possui chip

É preciso solicitar ao gerente da sua conta o cadastramento de sua Assinatura Eletrônica Provisória. Ela expira em 15 dias úteis, faça a alteração por uma nova que só você sabe neste período, caso contrário será necessário refazer o pedido ao gerente.

Assinatura Eletrônica Provisória expirou

Quando você abre sua conta, recebe uma Assinatura Eletrônica Provisória com validade de 15 dias, para ser alterada no Internet Banking de imediato. Caso a validade tenha expirado é necessário solicitar novamente a Assinatura Eletrônica em sua agência.

Esqueci minha Assinatura Eletrônica

É preciso solicitar novamente a Assinatura Eletrônica na sua agência em que você abriu a sua conta. Lembrando que a Assinatura Eletrônica gerada na agência dura 15 dias.

Assinatura Eletrônica está bloqueada

De acordo com a Caixa, existem 2 motivos para que tenha sido feito o bloqueio:

  • Segurança: neste caso, é necessário solicitar ao gerente da sua conta uma nova Assinatura Eletrônica;
  • Erro de digitação por três vezes consecutivas: para desbloquear, é necessário que você lembre de sua assinatura para usá-la novamente. Dirija-se a um terminal de autoatendimento e selecione: Outros Serviços > Outros Serviços > Senhas e Validações de Acessos > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica; repita a correta.

Com informações: Caixa

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador (@ochateador)

Eu me matando essa semana para entender o que era essa porcaria e só agora fui entender…

Lucas Lima (@lucaslima)

Provável que não @Fabiele_Assmann, visto que operações sem cartão se limitam a depósitos e saques.