Início » Jogos » Paciência, da Microsoft, faz 30 anos com 35 milhões de jogadores

Paciência, da Microsoft, faz 30 anos com 35 milhões de jogadores

Hoje sob o nome Microsoft Solitaire Collection, Paciência registra mais de 100 milhões de mãos jogadas por dia

Emerson Alecrim Por

Esta sexta-feira (22) marca o aniversário de 30 anos de um dos jogos mais populares da Microsoft: Paciência (ou em, inglês, Solitaire). De acordo com a companhia, o game está disponível atualmente em 65 idiomas e registra 35 milhões de jogadores por mês no mundo todo — são mais de 100 milhões de mãos jogadas diariamente.

Microsoft Paciência - 30 anos

Lançado inicialmente como Windows Solitaire, Paciência surgiu no Windows 3.0, em 1990. Além de proporcionar diversão, o jogo serviu para ajudar os usuários da época a lidar com o mouse, dispositivo que, para muita gente, ainda era novidade.

O game acabou virando tradição. Paciência fez parte dos softwares básicos de todas as versões do Windows por mais de duas décadas, para a alegria de quem esperava dar meia-noite para “entrar na internet” na época das conexões discadas ou dos funcionários que recorriam ao jogo para fingir que estavam trabalhando.

Paciência só enfrentou uma grande mudança em 2012, junto ao lançamento do Windows 8, quando o jogo ganhou novos recursos (inclusive suporte a anúncios) e passou a ser chamado de Microsoft Solitaire Collection. Na mesma época, o game deixou de ser nativo do Windows, embora esteja disponível via download até hoje.

Microsoft Solitaire Collection

É por isso que, ainda que tarde, o game foi homenageado no World Video Game Hall of Fame de 2019. Para comemorar o aniversário de 30 anos, a Microsoft apostou em uma celebração inusitada: a empresa convidou jogadores do mundo para fazer, hoje, Paciência alcançar o recorde de partidas finalizadas em um único dia.

Ainda sob o nome Microsoft Solitaire Collection, Paciência está disponível para Windows, Android, iOS e até em versão web.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Pena que essa versão do Paciência e outros jogos clássicos do Windows disponíveis na Microsoft Store seja um lixo, como é de praxe em aplicativo UWP.

Felizmente existe um instalador com todos os jogos do Windows Vista e 7 na versão Win32, que eu tenho desde o Windows 8 e que recomendo fortemente.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Qdo minha mãe tinha um PC na mesa do escritório, ela só sabia fazer isso, todos os dias jogava PACIÊNCIA. O PC servia pra isso.

Hoje ela tem um ipad. O PC foi pro lixo. Agora ela joga Paciência, consultas os exames de sangue, opera o banco, paga contas, faz compras, ve filmes, ouve música, faz vídeo com os netos. E a paciência segue firme e forte.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Uso pouco, acredito que seja bem ruim mesmo, mas me explica, o que faz virar um lixo ? Desempenho, propagandas, interface ruim, complexidade pra instalar?

imhotep (@imhotep)

O jogo preferido das repartições.

Sérgio (@trovalds)

Perguntando também: o que o torna ruim? Única coisa é a porcaria das propagandas que tem que pagar pra tirar e é assinatura…

Sérgio (@trovalds)

A versão lançada originalmente do “Solitaire” é a variante Klondike. Mais tarde chegou o Freecell (no Windows XP se não me engano). Spider, TriPeaks e Piramid vieram no Windows 7, salvo engano novamente. Daí unificar todos em um único aplicativo no Windows 8, que é a versão de hoje da loja. Eu jogo muito no celular, é o melhor aplicativo pra Android (MS, quem diria). E caí na besteira de apresentar pra namorada e ela viciou em TriPeaks a ponto de jogar toda noite antes de dormir.

O meu preferido desde sempre é o Freecell. Até jogava Klondike mas acho o Freecell mais desafiador.

Diego Vieira (@alves73)

Tem uns 2 anos que jogo todos os dias. É muito bom! Antes jogava Wordament, mas a Microsoft cagou no jogo para deixá-lo parecido aspecto do Solitaire Collection.

Matheus Souza (@Matheus_Souza)

Windows 95 já tinha FreeCell. Lembro que meu pai passava as tardes jogando.
O spider acho que veio antes do XP, tenho a lembrança de jogar já no Windows ME (acho que a única boa lembrança deste sistema)

@ksio89

Mais ou menos por esses motivos que você listou. Além dos anúncios, aplicativos UWP no meu notebook demoram vários segundos pra abrir, enquanto a versão Win32 é instantâneo. Também não curto essa interface Modern, que não foi feita pra desktop, prefiro a interface tradicional dos jogos na versão anterior ao Windows 8.

Outro motivo é que alguns jogos clássicos não estão na Store, aí prefiro instalar essa versão do Vista/7 que já vem todos num pacote só.

Sérgio (@trovalds)

Então tá. Só sei que depois que descobri o Freecell as outras variantes (da MS) sempre foram relegadas.