Paciência, da Microsoft, faz 30 anos com 35 milhões de jogadores

Hoje sob o nome Microsoft Solitaire Collection, Paciência registra mais de 100 milhões de mãos jogadas por dia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Paciência - 30 anos

Esta sexta-feira (22) marca o aniversário de 30 anos de um dos jogos mais populares da Microsoft: Paciência (ou em, inglês, Solitaire). De acordo com a companhia, o game está disponível atualmente em 65 idiomas e registra 35 milhões de jogadores por mês no mundo todo — são mais de 100 milhões de mãos jogadas diariamente.

Lançado inicialmente como Windows Solitaire, Paciência surgiu no Windows 3.0, em 1990. Além de proporcionar diversão, o jogo serviu para ajudar os usuários da época a lidar com o mouse, dispositivo que, para muita gente, ainda era novidade.

O game acabou virando tradição. Paciência fez parte dos softwares básicos de todas as versões do Windows por mais de duas décadas, para a alegria de quem esperava dar meia-noite para “entrar na internet” na época das conexões discadas ou dos funcionários que recorriam ao jogo para fingir que estavam trabalhando.

Paciência só enfrentou uma grande mudança em 2012, junto ao lançamento do Windows 8, quando o jogo ganhou novos recursos (inclusive suporte a anúncios) e passou a ser chamado de Microsoft Solitaire Collection. Na mesma época, o game deixou de ser nativo do Windows, embora esteja disponível via download até hoje.

Microsoft Solitaire Collection

É por isso que, ainda que tarde, o game foi homenageado no World Video Game Hall of Fame de 2019. Para comemorar o aniversário de 30 anos, a Microsoft apostou em uma celebração inusitada: a empresa convidou jogadores do mundo para fazer, hoje, Paciência alcançar o recorde de partidas finalizadas em um único dia.

Ainda sob o nome Microsoft Solitaire Collection, Paciência está disponível para Windows, Android, iOS e até em versão web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados