Início » Brasil » Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

Empresas que desejam ser identificadas como estabelecimentos regulares podem fazer uso do CNPJ para obter Inscrição Estadual

Tatiana VieiraPor

Através do site do Ministério da Fazenda, o empreendedor ou qualquer pessoa interessada tem como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ. O número representa o registro da empresa no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), identificando-o como estabelecimento regular, com registro formal.

Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ / Bongkarn Thanyakij / Pexels

O que é Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é o número de inscrição liberado pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) no cadastro de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais.

As demais prestadoras de serviços estão isentas, mas deverão contribuir com outro imposto, o ISS (Imposto Sobre Serviços). Cada estado tem legislação própria para concessão da Inscrição Estadual e muitos realizam o cadastro online, através do site da Secretaria de Fazenda Estadual.

Ao abrir um negócio, quando necessário, o empreendedor recebe um número composto por 9 dígitos – bem parecido com o CNPJ. Através dele que a empresa se regulariza perante a Receita Federal e formaliza quem comercializa produtos físicos e necessita emitir nota fiscal de venda ou de produto (NF-e).

A responsabilidade desse registro é de cada estado. Portanto, as exigências podem ser diferentes em determinados locais, já que cada um possui uma legislação de ICMS. Você precisa solicitar a sua Inscrição Estadual onde a sua empresa estiver sediada.

O que significam os 9 dígitos na Inscrição Estadual

  • Os 2 primeiros indicam o estado de cadastro;
  • Os 6 seguintes são os números da inscrição de cada empresa;
  • O último dígito é o verificador ou dígito de controle.

Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

  1. Acesse o site do RedeSim;
  2. Informe o número do CNPJ que deseja consultar;

  1. Marque “Não sou um robô”, clique nas imagens indicadas e confirme;
  2. Clique em “Consultar”.
  3. Visualize o documento e salve em seu computador;Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ
  4. Role para o fim da página e marque a opção “imprimir” ou salve no computador.Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ

Com informações: Ministério da Fazenda , Sebrae e Portal do Empreendedor.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando