Início » Brasil » Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

Empresas que desejam ser identificadas como estabelecimentos regulares podem fazer uso do CNPJ para obter Inscrição Estadual

Tatiana Vieira Por
TB Responde

Através do site do Ministério da Fazenda, o empreendedor ou qualquer pessoa interessada tem como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ. O número representa o registro da empresa no cadastro do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), identificando-o como estabelecimento regular, com registro formal.

Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ / Bongkarn Thanyakij / Pexels

O que é Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual é o número de inscrição liberado pela Secretaria de Fazenda (SEFAZ) no cadastro de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para empresas com atividades de comércio, indústria e transportes intermunicipais, interestaduais e internacionais.

As demais prestadoras de serviços estão isentas, mas deverão contribuir com outro imposto, o ISS (Imposto Sobre Serviços). Cada estado tem legislação própria para concessão da Inscrição Estadual e muitos realizam o cadastro online, através do site da Secretaria de Fazenda Estadual.

Ao abrir um negócio, quando necessário, o empreendedor recebe um número composto por 9 dígitos – bem parecido com o CNPJ. Através dele que a empresa se regulariza perante a Receita Federal e formaliza quem comercializa produtos físicos e necessita emitir nota fiscal de venda ou de produto (NF-e).

A responsabilidade desse registro é de cada estado. Portanto, as exigências podem ser diferentes em determinados locais, já que cada um possui uma legislação de ICMS. Você precisa solicitar a sua Inscrição Estadual onde a sua empresa estiver sediada.

O que significam os 9 dígitos na Inscrição Estadual

  • Os 2 primeiros indicam o estado de cadastro;
  • Os 6 seguintes são os números da inscrição de cada empresa;
  • O último dígito é o verificador ou dígito de controle.

Como descobrir a Inscrição Estadual pelo CNPJ

  1. Acesse o site do RedeSim;
  2. Informe o número do CNPJ que deseja consultar;

  1. Marque “Não sou um robô”, clique nas imagens indicadas e confirme;
  2. Clique em “Consultar”.
  3. Visualize o documento e salve em seu computador;Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ
  4. Role para o fim da página e marque a opção “imprimir” ou salve no computador.Como descobrir inscrição estadual pelo CNPJ

Com informações: Ministério da Fazenda , Sebrae e Portal do Empreendedor.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação