Como tirar a segunda via do título de eleitor online

É possível emitir a segunda via do seu título de eleitor pelo e-Título; aplicativo é compatível com celulares Android e iOS

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Urna eletrônica
Urna eletrônica (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

É ano de eleição e não faz ideia de onde está o seu título de eleitor? Em caso de perda ou extravio, de acordo com o artigo 52 do Código Eleitoral, o cidadão pode solicitar a segunda via. É possível refazer o documento diretamente pelo aplicativo e-Título, sem precisar sair de casa. Veja como gerar abaixo.

Tempo necessário: 5 minutos

Apesar do processo online, ainda é possível emitir a segunda via do título de eleitor presencialmente em cartórios eleitorais (leia mais em “Como tirar a segunda via pessoalmente”, ao final do tutorial). Para ter o documento exibido na tela do smartphone, siga o passo a passo:

  1. Baixe o app

    Primeiramente, faça o download do aplicativo na App Store ou na Google Play Store. Assim que abrir, leia e aceite os termos de uso para continuar;Como tirar a segunda via do título de eleitor online

  2. Informe seus dados

    Para emitir a segunda via do título de eleitor será necessário informar dados como nome, data de nascimento, CPF e nome da mãe e do pai, caso conste;Como tirar a segunda via do título de eleitor online

  3. Faça a confirmação de segurança

    Na sequência, é preciso responder a algumas perguntas de segurança. Dessa forma, o sistema pode confirmar se os dados estão corretos. Siga os passos na tela para continuar;

  4. Digite sua senha

    Por fim, basta informar sua senha de cadastro no app. Caso não tenha — ou não se lembre —, será possível recuperá-la ou criar uma nova;

Pelo e-Título, você consegue emitir a segunda via a qualquer momento, diferente de atendimentos presenciais que encerram esse serviço de reemissão alguns dias antes das eleições.

Ainda de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso já tenha feito o cadastramento biométrico e seu e-Título possua foto, não será necessário apresentar outro documento no dia da votação. 

Porém, se não tiver nenhum dos dois requisitos citados acima, será preciso levar um documento oficial de identificação, como RG ou CNH, para conseguir votar.

Outros documentos que podem ser emitidos pelo app

Além da segunda via do título de eleitor, o aplicativo disponibilizado pelo TSE oferece a emissão de outros comprovantes que podem ser úteis no seu dia a dia. Ao acessar o menu “Mais opções”, é possível conferir os seguintes documentos:

Também é possível consultar o local de votação de terceiros, possíveis débitos eleitorais e verificar a autenticidade de documentos. O app ainda disponibiliza uma opção para quem busca ser um mesário voluntário.

Como tirar a segunda via pessoalmente

O Poupatempo, projeto do Governo de SP conhecido por reunir vários serviços de utilidade pública em um mesmo local, também abriga cartórios eleitorais para ajudar na emissão e reemissão do título de eleitor, transferência e regularização da situação eleitoral.

Para tirar a segunda via nesses locais, é necessário primeiro realizar o agendamento da sua visita e comparecer à unidade no dia marcado com um documento de identificação e a certidão de quitação eleitoral em mãos.

Se você mora em outro estado, procure pelo cartório eleitoral do seu município e verifique quais os documentos solicitados para o processo, pois varia de lugar para lugar.

Importante: em atendimentos presenciais não são aceitas procurações. Somente o titular do documento poderá solicitar sua reemissão. O prazo para o pedido é de até 60 dias antes das eleições (para quem está fora do município onde vota) ou 10 dias (para quem está na mesma cidade de seu domicílio eleitoral).

Quem pode tirar a segunda via do título?

A reemissão do documento pode ser feita por qualquer pessoa que já tenha emitido a primeira via e e que esteja com a situação regularizada na Justiça Eleitoral.

O que fazer se tenho multas eleitorais?

Se você possui multas por ausência a votações, deve acessar o site do TSE para emitir a Guia de Recolhimento à União e pagá-la por Pix, boleto bancário ou cartão de crédito. Depois disso, conseguirá gerar a segunda via do documento eleitoral.

Como descobrir o número do meu título de eleitor

É possível consultar o número do seu documento pelo e-Título ou site do STF; tenha os seus dados pessoais em mãos e acesse os canais online.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados