Como tirar a segunda via do Título de Eleitor
Saiba como tirar a segunda via do título de eleitor se você quiser ter o documento físico em mãos na hora de votar, além do seu RG
TB Responde
É ano de eleição e não faz ideia de onde está o seu título ou como tirar a segunda via do Título de Eleitor? No site do TRE é possível fazer agendamento e refazer o documento.
O Título de Eleitor é o documento que confirma o alistamento eleitoral do cidadão e o torna apto para votar. Em caso de perda ou extravio, de acordo com o artigo 52 do Código Eleitoral, o eleitor pode solicitar uma segunda via. Contudo, não é preciso ter o documento físico para votar, basta saber o número do título e o local de votação.
Atenção: os documentos devem ser apresentados em original, legíveis, sem abreviaturas, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
Quando o eleitor não vota nem justifica sua ausência às eleições, é gerada multa no valor de R$ 3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União pode ser emitida pela internet ou no cartório eleitoral, para pagamento no Banco do Brasil.
Fique atento: a Instituição Bancária não informa o pagamento à Justiça Eleitoral, portanto é necessário apresentar a guia com o respectivo comprovante de pagamento ao cartório eleitoral para baixa no sistema.
Caso o eleitor queira solicitar a segunda via do título, poderá fazer o pedido no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado, mas deve estar atento aos prazos.
Todas as unidades da Justiça Eleitoral no estado do Rio de Janeiro funcionam de segunda a sexta, das 11h às 19h.
Tem como objetivo esclarecer os eleitores sobre as dúvidas relacionadas às eleições e aos serviços eleitorais. Outra forma de o eleitor obter informações é entrando em contato com o Tribunal Regional Eleitoral de seu estado, por telefone ou por e-mail.
Se o requerente é residente no exterior, deverá seguir as orientações do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. O eleitor residente no exterior, que vota no Brasil, não pode enviar representante legal, nem mesmo por procuração para solicitar.
O brasileiro no exterior pode fazer o agendamento online e, estando de passagem pelo país, requerer segunda via do título de eleitor na zona eleitoral em que estiver inscrito ou fazer a segunda via digital. Além disso, é possível obter versão digital do documento via aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (Android e iOS);
Lembrando que pendências eleitorais não serão obstáculo para o auxílio emergencial. De acordo com informação da Receita Federal foram alterados os procedimentos internos para regularização dos CPFs que apresentam pendências eleitorais.
O reflexo dessa regularização nos ambientes informatizados da Caixa dependerá do período necessário para processamento nos sistemas daquela instituição.
Com informação: TRE.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis