Google Maps mostra links para GTA 5 pirata e download de filmes

Recurso do Google Maps que é explorado para links piratas é chamado de Meus Mapas e permite a criação de mapas personalizados

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
GTA 5 dentro do Google Maps

O Google Maps, que serve como uma das melhores ferramentas de navegação que existe, também vem sendo utilizado por alguns usuários para distribuir links que levam para downloads de filmes piratas e até de GTA 5 – que não é a versão em promoção que a Epic Games Store liberou recentemente.

A ferramenta interna do serviço de mapas do gigante das buscas que é utilizada é o Meus Mapas, que permite que o usuário crie mapas e roteiros, para compartilhar com outras pessoas. É muito interessante para turismo, já que além de marcar os locais, é possível inserir comentários e até links em cada mapa personalizado.

É justamente neste ponto que a pirataria tira proveito. Não existe uma busca interna do Google Maps por mapas do Meus Mapas, mas é possível utilizar o próprio Google para que a pesquisa seja feita apenas dentro do site do serviço e que facilmente entrega centenas de resultados quando o termo correto é inserido.

Filme Torrent no Google Maps

Em uma pesquisa por “torrent”, 887 resultados apareceram no buscador e eles envolvem diversos links para filmes, seriados e games. O segundo resultado exibe mais de 5 mil visualizações dentro do Meus Mapas, o que deixa claro que o link não está tão escondido assim. Buscando por GTA 5, o primeiro link, que aponta uma área de Nova Delhi, diz que já foi exibido mais de 12 mil vezes.

O uso do Google Maps, que é um site confiável e que fica bem rankeado em praticamente qualquer busca, acontece faz tempo. O site especializado TorrentFreak aponta que desde 2017 já encontra links para os downloads dentro dos mapas personalizados.

Do lado do Google, o gigante das buscas vem removendo alguns links quando as empresas dos jogos ou filmes reclamam com base em direitos autorais. Seria mais interessante inserir um filtro para palavras como Torrent, para que qualquer mapa criado dentro da ferramenta caia em análise manual quando é acompanhado de um link para site externo.

Com informações: TorrentFreak.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados