Como regularizar o CPF pela internet

Documento em ordem é exigência para ter acesso a serviços e programas; veja como e quem pode regularizar o CPF pela internet

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Receita Federal (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)

Ter o CPF regularizado é uma das exigências para ter acesso a programas do governo como, por exemplo, o Auxílio Emergencial de R$ 600. A Receita Federal permite que o processo seja feito pela internet caso o contribuinte não tenha pendências com o órgão. Saiba quem pode e como regularizar o CPF pela internet.

Quem pode regularizar pela internet

A regularização via internet está disponível apenas no caso em que situação cadastral é dada como “suspensa” e o cidadão não esteve obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos ou não tem pendências de declaração.

Pode ocorrer de ter um CPF suspenso quando há divergências no cadastro da Receita Federal, seja por alguma mudança de endereço ou de nome (em caso de casamento ou separação, por exemplo.

O pedido pode ser feito por maiores de 16 anos. Para menores de 16 anos, a regularização deve ser feita pelos pais, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial.

Como regularizar o CPF pela internet

Este procedimento pode ser feito tanto pela computador quanto pelo celular, por meio do aplicativo Pessoa Física (disponível para Android e para iPhone).

Para regularizar o CPF pelo computador:

  1. Acesse o site https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/regularizar/Default.asp;
  2. Preencha os dados solicitados para atualizar as informações cadastrais na Receita Federal.
formulário para regularizar CPF pela internet / captura de tela

Para regularizar pelo app Pessoa Física:

  1. Abra o aplicativo Pessoa Física e toque na opção “Serviços CPF”;
  2. Selecione o item “Regularização de suspensos”;
  3. Siga as instruções para atualizar os dados cadastrais.
regularizar cpf pelo aplicativo / captura de tela

Em alguns casos, pode ser necessário comparecer a uma unidade da Receita Federal para concluir a regularização. O contribuinte será informado, caso precise, durante o procedimento acima. O prazo de comparecimento é de 90 dias.

Após a regularização, basta consultar novamente o CPF para emitir o Comprovante de Situação Cadastral.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Receita Federal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados