Anunciado em maio de 2009 durate o Google I/O, o Google Wave prometia. Ele foi usado primeiro por desenvolvedores que foram na conferência, mas depois passou por quase todos os períodos que um produto do Google passa: instabilidade pela quantidade de usuários, fase beta fechada, fase beta aberta, ataque por spammers e várias outras. E agora o futuro dele é incerto, já que ele não será mais desenvolvido pela empresa.

A decisão foi anunciada hoje no blog oficial do Google. Segundo Urs Hölzle, vice-presidente de operações, a empresa não irá mais dedicar tempo ou funcionários no desenvolvimento do Wave como um produto, pois ele não conseguiu a audiência esperada. Apesar de afirmar que a ferramenta continuará disponível pelo menos até o final do ano, Urs não diz o que acontece a partir do ano que vem.

O post no blog ainda diz que o Google Wave vai ser tratado como um carro velho que teve as rodas roubadas: parte do seu código será reaproveitado em outros produtos da empresa e outras partes já até viraram projetos de código aberto. Essa reciclagem de produto poderia ter garantido alguns pontinhos com o Greenpeace, se a organização levasse em conta o reaproveitamento de bits.

Além disso, o Google garante que irá fazer um último esforço e criará ferramentas para que seus usuários exportem dados para outros serviços.

Descanse em paz, Google Wave, nascido em maio de 2009 e falecido de causas naturais em agosto de 2010.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@referres
Também concordo
Rafael
Quando eu disse que não receb spam quis dizer que recebo zero spam. Não recebo spam de forma nenhuma, nem na caixa de entrada nem na pasta do filtro de spam.
Rafael
Entendi! :)
Breno Brito
E não revolucionou não? Nunca antes na história desse país mundo. Google falha =D
JoseRenan
R.I.P Wave, você morreu sem nem alcançar a praia
Breno Brito
Yeah! Idem para o meu gmail. :)
Ricardo Praxen
Nunca cheguei a gostar do Google Wave, sempre preferi usar o pligus (http://pligus.com) - muito mais útil e fácil de usar......
Alexandre
Li aqui e alguns amigos meus me falaram sobre o google wave e de como seria interessante abrir trabalhos colaborativos a distancia, porem, o tempo passou, nao me registrei, e pelo jeito nem vou ver esse trem fucnionando. De certo vao utilizar o mesmo conceito com outra ferramenta com uma interface mais amigavel.
Hernani
O Wave tem uma excelente proposta, mas foi muito mal desenhado, seu layout confuso, e as maneiras de utilização espantaram todos.
Priscila
Eu uso diariamente, e vou sentir muita falta.. =/
Francis Rosario
O maior problema foi que o Google prometeu que ele iria revolucionar a web. Isso tornou o fail mais épico.
Francis Rosario
Seria melhor perguntar se alguém usa.
Francis Rosario
Eu cadastro meu e-mail em todo canto, divulgo no twitter e quase não recebo spam. Viva o filtro anti-spam do gmail.
Breno Brito
Arram, tb penso assim... Agora, o Wave, e conforme escrito no post, serviu de experiência para novos produtos. Aguardem.... Wave O Retorno >)
Breno Brito
Somos todos poetas nessa sociedade moribunda =D (tá, nem eu entendi!)
Exibir mais comentários