O que são ações? [Valores Mobiliários]
A maneira mais simples de se tornar sócio de grandes empresas, saiba o que são ações e como participar desse mercado
TB Responde
O que são ações? Ações são a menor parte do capital social de companhias e sociedades anônimas. Dão direitos e deveres de um sócio sobre uma empresa, limitados pelos poderes dessas ações. Entenda como elas são compradas e vendidas.
Se uma pessoa diz que é dona de 1% de uma empresa como acionista, então ela deve ter a quantidade de ações correspondente à 1% das ações totais da empresa. Ações também podem receber o nome de papeis. São comercializadas na Bolsa de Valores.
As rodadas de investimento são uma forma de captação de recursos. Normalmente, são utilizadas por empresas em seu início. O objetivo é arrecadar dinheiro para iniciar as operações. As Startups e as fintechs tem utilizado bastante essa modalidade.
Rodadas de investimento não são empréstimos.
Os investidores se tornam sócios, trocando dinheiro por parte do que a empresa vai se tornar. Esses investidores são chamados de “investidores de risco”, pois apostam no futuro. Além do auxílio financeiro, as startups se utilizam da expertise do investidor.
A primeira rodada de investimento é para iniciar o MVP (Produto Mínimo Viável). Novas rodadas de investimento podem ser feitas pra expandir a qualidade do produto ou para trilhar novos caminhos da empresa. Quando a empresa já tiver uma robustez maior pode fazer a abertura de capital na bolsa, tradicionalmente, é conhecida como IPO.
Companhias que buscam colocar suas ações no mercado, podem arrecadar de uma vez grandes quantias de dinheiro para crescimento. O processo leva cerca de 10 semanas.
O primeiro passo é a criação do projeto inicial (análise de conveniência de abertura, escolha de auditor independente e escolha do coordenador líder). Em seguida, é preciso identificar a área em que fluxo de caixa pode ser acrescido. Depois, vem a parte documental burocrática: projeto documental; protocolar pedido junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários); solicitar inclusão na listagem B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).
Partimos para o aviso ao mercado sobre abertura. Damos início ao processo de reserva (investir quantidade X de dinheiro para reservar a compra de parte da empresa, antes de existirem ações).
Como a empresa sabe seu valor? Bookbuilding é a etapa que analisa o preço justo da empresa, feito por investidores externos juntamente com a equipe responsável pelo processo de IPO.
Com o registro da CVM chegamos na última parte do processo. Liquidação ou leilão das ações restantes na bolsa. Por fim, se anuncia o encerramento do processo de IPO daquela empresa. Agora, ela já é um ativo a ser negociado nas bolsas de valores local.
As ações são compradas e vendidas pelos seus proprietários com o objetivo de obter lucro com a variação de valor, demanda e interesse dos negociadores da bolsa.
Mais informações: CVM
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis