Início » Finanças » O que são ações? [Valores Mobiliários]

O que são ações? [Valores Mobiliários]

A maneira mais simples de se tornar sócio de grandes empresas, saiba o que são ações e como participar desse mercado

Leandro Kovacs Por
TB Responde

O que são ações? Ações são a menor parte do capital social de companhias e sociedades anônimas. Dão direitos e deveres de um sócio sobre uma empresa, limitados pelos poderes dessas ações. Entenda como elas são compradas e vendidas.

Stocks & Business / Adeolu Eletu/ Unsplash

Se uma pessoa diz que é dona de 1% de uma empresa como acionista, então ela deve ter a quantidade de ações correspondente à 1% das ações totais da empresa. Ações também podem receber o nome de papeis. São comercializadas na Bolsa de Valores.

Como essas ações nascem?

Rodadas de investimento

As rodadas de investimento são uma forma de captação de recursos. Normalmente, são utilizadas por empresas em seu início. O objetivo é arrecadar dinheiro para iniciar as operações. As Startups e as fintechs tem utilizado bastante essa modalidade. 

Rodadas de investimento não são empréstimos.

Os investidores se tornam sócios, trocando dinheiro por parte do que a empresa vai se tornar. Esses investidores são chamados de “investidores de risco”, pois apostam no futuro. Além do auxílio financeiro, as startups se utilizam da expertise do investidor.

A primeira rodada de investimento é para iniciar o MVP (Produto Mínimo Viável). Novas rodadas de investimento podem ser feitas pra expandir a qualidade do produto ou para trilhar novos caminhos da empresa. Quando a empresa já tiver uma robustez maior pode fazer a abertura de capital na bolsa, tradicionalmente, é conhecida como IPO.

IPO (Oferta Pública Inicial) 

Companhias que buscam colocar suas ações no mercado, podem arrecadar de uma vez grandes quantias de dinheiro para crescimento. O processo leva cerca de 10 semanas. 

O primeiro passo é a criação do projeto inicial (análise de conveniência de abertura, escolha de auditor independente e escolha do coordenador líder). Em seguida, é preciso identificar a área em que fluxo de caixa pode ser acrescido. Depois, vem a parte documental burocrática: projeto documental; protocolar pedido junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários); solicitar inclusão na listagem B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Partimos para o aviso ao mercado sobre abertura. Damos início ao processo de reserva (investir quantidade X de dinheiro para reservar a compra de parte da empresa, antes de existirem ações).

Como a empresa sabe seu valor? Bookbuilding é a etapa que analisa o preço justo da empresa, feito por investidores externos juntamente com a equipe responsável pelo processo de IPO.

Com o registro da CVM chegamos na última parte do processo. Liquidação ou leilão das ações restantes na bolsa. Por fim, se anuncia o encerramento do processo de IPO daquela empresa. Agora, ela já é um ativo a ser negociado nas bolsas de valores local.

Como são compradas e vendidas as ações

  • Somente podem ser compradas e vendidas, de forma pública, ações de empresas e companhias registradas na CVM;
  • Ações são mantidas em contas de depósito com nomes dos titulares, sem emissão de certificado;
  • Quem mantém essas contas é a empresa designada para prestar esse serviço;
  • Propriedade de ações é comprovada por extrato de posição acionária;
  • Sempre nominativas, não podem ser emitidas e negociadas por título ao portador ou endossadas.

As ações são compradas e vendidas pelos seus proprietários com o objetivo de obter lucro com a variação de valor, demanda e interesse dos negociadores da bolsa.

Mais informações: CVM

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação