A Anatel atualizou o Plano Estratégico para o período de 2015 a 2024, e divulgou novas metas de qualidade e de presença para as operadoras de telecomunicações. A agência quer que, até 2023, a velocidade média contratada de banda larga fixa seja de 150 Mb/s no Brasil; ela também espera que o percentual da população conectada via internet fixa chegue a 91%.
- Anatel aprova uso de frequências do Wi-Fi 6E no Brasil
- Anatel propõe mudar regras de numeração de telefones
Em 2019, a velocidade média contratada de banda larga era de 45 Mb/s. Para alcançar a meta dos 150 Mb/s, a agência deve estimular a cobertura com rede de transporte usando fibra óptica.
Atualmente, 4.012 municípios são atendidos com redes de telecomunicações de alta capacidade; a agência espera que 4.883 cidades tenham backhaul de fibra até 2023.
Anatel quer 91% da população com banda larga
Além de elevar a velocidade média, a Anatel espera que a banda larga esteja mais presente. Até 2023, ela quer:
- ampliar a densidade de banda larga (quantidade de casas conectadas para cada 100 domicílios) dos atuais 47,48% para 57%;
- e aumentar o percentual da população conectada de 74,68% para 91%.
Como cada região tem sua particularidade, a agência fixou metas individuais para 2023:
Área | População conectada | Densidade |
Região Norte | 87% | 38% |
Região Nordeste | 83% | 45% |
Região Sudeste | 95% | 66% |
Região Sul | 92% | 65% |
Região Centro-Oeste | 93% | 50% |
Brasil (todas as regiões) | 91% | 57% |
Recentemente, a banda larga ultrapassou o número de telefones fixos no Brasil: em março de 2020, havia 32,7 milhões de linhas de telefone fixo, contra 33 milhões de conexões de internet fixa.
Outro indicador que a Anatel quer melhorar é a densidade da banda larga nas áreas rurais do Brasil. Em 2018, o serviço estava presente em 44% dos domicílios rurais; a meta para 2023 é que o número chegue a 73%.
Com informações: Anatel.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
150Mb só é viável para quem possui aparelhos compatíveis. Isso não é uma realidade muito forte no Brasil.
Chegou Oi Fibra 200 Mbps na minha rua, mas não tive coragem de trocar. Tenho Vivo 50 Mbps, que funciona perfeitamente o dia inteiro, e só troco se demorar demais para chegar a fibra deles - há previsão de chegada em breve.
Esperando anciosamente pela fibra da Oi, para dar uma mexida nos planos das operadoras locais, da minha cidade.
Muito otimismo em um país onde o governo cobra 46,7% em impostos sobre telecomunicações e a agência reguladora impõe burocracia e dificulta concorrência.
Está perdendo a oportunidade de ter uma internet melhor e mais barata, pois o serviço é simplesmente impecável. E previsão de operadora pode esperar deitado, pode levar mais de ano pra chegar essa fibra da Vivo.
Povo adora falar de download. Mas cadê uma das informações mais importantes que existem:
Qual é a porcaria da velocidade de UPLOAD ?
Muitas vezes a tecnologia empregada dificulta ter bons uploads, xDSL e DOCSIS tem péssimo upload, e ainda são muito utilizadas no brasil, então até a claro abandonar o DOCSIS e migrar tudo pra fibra (acho que daqui uns 20 anos), vamos continuar com médias de upload muito baixas.
Um prazo muito curto para um país gigante ,com uma economia em crise e onde não há qualquer perspectiva de uma retomada realmente sólida. Resumindo: delírio da Anatel.
depende da localidade. Na empresa em que meu pai trabalha, a cerca de 10 km daqui, a Oi Fibra dá problemas frequentemente. Preciso saber com as pessoas da minha rua como está a qualidade do serviço; se a Vivo demorar demais em sua jogada, aí troco para a Oi.
Ainda assim será arriscado, já que fui GVT e depois Vivo nos últimos 12 anos e nunca tive problema com o serviço.
Concordo, hoje upload pra mim é tão ou mais importante do que download. Infelizmente par metálico e cabo (DOCSIS 3.0) têm upload muito baixo, o jeito é aguardar a expansão da fibra, que consegue entregar até mesmo velocidades simétricas.
fibra gpon é assimétrica, 2,5Gb/1,25Gb por porta, provedores que vendem simétrico ou estão contando que os clientes não vão usar todo o upload ou estão deixando de vender um download mais alto, o mais sensato é venderem planos com proporção 2:1.
Muito raro eu ler alguma queixa contra a Oi fibra, mas pode acontecer de ser ruim em alguns locais, mas são casos pontuais. E você tem razão em consultar primeiro a opinião de quem já é cliente.
FTTH dá bem menos problema que conexão via fiação cobre, além de existir potencial de aumento de velocidade, enquanto xDSL da Vivo vai ficar eternamente nesses 50Mbps.
Esse negócio de previsão de operadora eu acho furada, eu também assinava Vivo xDSL e mudei porque os preços só aumentavam e diziam essa mesma história de que logo ia chegar fibra aqui, e nada até hoje.
Concordo que o padrão é 50%, apenas quis realçar o potencial da fibra óptica.
O sonho impossível
Se o bolso permitir, é de assinar a Oi e manter a vivo por uns 2 meses, assim tem certeza da qualidade da internet da Oi antes de abandonar a Vivo.
Legal, mas e esse foco em internet fixa?
91% da população conectada via internet fixa? Eu esperava que eles passassem a focar mais na internet móvel que tem maior penetração.
Maior penetração e franquias pequenas de uso, hoje tu não consegue passar horas estudando por EAD numa internet móvel, em compensação uma fixa mesmo de baixa velocidade tu consegue.
E não te iludi que o 5g não vai mudar muito isso.
Com a infraestrutura brasileira e a dispersão da população, me parece mais um sonho delirante.
Se eles tivessem dito só que queriam 91% da população brasileira conectada à internet, seria mais factível exatamente por não ter uma definição da modalidade.
Bela piada.
Não que uma coisa invalide outra, mas é uma piada querer 91% da população conectada via internet fixa, enquanto 48% da população não tem coleta de esgoto e 35 milhões nem água tratada.
Vivo fibra eu não tenho o que reclamar, raramente cai e geralmente entrega perto dos 100% da banda.
Agora GVT era só começar a chover que a internet caia.
de que aparelhos vc ta falando exatamente?
depois de milenios esperando, a Vivo Fibra só chegou agora aqui no meu bairro. Já a NET já tem fibra aqui há muitos anos. É realmente complicado
Possivelmente ele está falando do Wi-Fi 5Ghz e/ou roteadores com porta 10/100/1000.
bender_laughing.gif
ah mas ai sao outros 500. Um problema de cada vez, rs.
Por isso aqui em casa todos os aparelhos são conectados via cabo, menos os celulares, obviamente.
O subtitulo ali que ficou ambíguo, acho que não foi a meta da Anatel.
Banda larga fixa são 57% das casas a meta, e os 91% é de pessoas conectadas independente da forma ou velocidade, já que o texto fala: " e aumentar o percentual da população conectada de 74,68% para 91%.", um aumento de 16 pp, algo ambicioso, mas não me parece impossível.
Página 22 do Planejamento Estratégico linkado no final da matéria.
Fui da uma lida no documento.
A Anatel na pagina 11 define banda larga móvel: “A participação dos acessos providos por tecnologias que suportam a banda larga móvel – como LTE e WCDMA”.
então presumo que esses 91% sejam a soma de banda larga fixa + banda larga móvel, já que em outras partes ela cita porcentagem de banda larga fixa de 46,82%, um valor bem longe desses 74,68% que falar que é o atual de domicílios com acesso a banda larga.
Esse documento não passou por nenhuma revisão.
Na página 18, cita que 67% dos domicílios possuem acesso à internet (sem distinção). Logo abaixo ele classifica que 62% desses 67% são fixa, enquanto 27% móvel.
A Claro está com a tecnologia coringa na mão. O HFC (DOCSIS) está em evolução, atualmente no 4.0. Nas novas praças ela está entrando em FTTH mas nas atuais (até 2018) ela continua com HFC e continuará com ele até exaurir todo o espectro do cabo coaxial. Já se pode transportar 10gbps/6gbps no protocolo 4.0, considerando que o GPON são 2.5gbps/1.25gbps, a Claro pode muito bem continuar usando o cabo tranquilamente. Vide EUA que quase todo o país usa Coaxial em detrimento da fibra.
Mas não depende só da Anatel querer. Tem muita coisa que precisa ser mudada…
Ex.: preço mais acessivel, menos palhaçadas vindas da Vivo e alguns lugares precisam atualizar o armário de telefone…
aqui ainda cai nos primeiros pingos! kkkkk
Mas não dá 1’ e volta ao normal.
Na verdade, é mais ignorância ou má-fé dos provedores de internet.
Olhe as velocidades do provedor regional que atende meu bairro (outra opção é vivo na m-r-a com speedy de até 2 Mbps). E é fibra até o modem do cliente, em outras palavras FTTH.
(válido até dezembro/2019)
Download / Upload / Preço
6 / 1,4 / 69.90
10 / 1,8 / 89,90
13 / 2.2 / 104,90
17 / 2,5 / 134,90
20 / 3,1 / 159,90
Em janeiro/2020 alteraram os planos e valores, mas não tenho a tabela completa pois se negam a alterar meu plano (haveria redução de preço mas com aumento de velocidade).
Até questionei sobre contratar um 10/5 ou um 6/6, mas aí o provedor queria cobrar 250 reais mensais pois exigiria uma “fibra de melhor qualidade” e um “modem mais parrudo”.
Mas oq a Anatel tem a ver com a coleta de esgoto?
são órgãos totalmente diferentes…
Uma família que não tem coleta de esgoto ou água encanada, não é simplesmente porque ela não quer ter.
Essas pessoas vivem em situação de extrema pobreza. Elas não podem pagar 100, 80 ou até mesmo 50 reais por mês pra ter o luxo de uma internet, porque muitas vezes elas não tem um pacote de arroz e feijão para comer.
É óbvio que a Anatel não tem nada a ver com saneamento básico, mas numa analogia, é como se ela chegasse em um açougue e pedisse pães. Ou seja, é uma meta impossível de cumprir.
Por quê? Na maioria das cidades do interior pelo menos já tem fibras locais. Aqui na minha com menos de 50k de habitantes tem fibras (duas empresas) de até 300Mbps.
O up agora é 60
O meu também voltava (As vezes), era o maior stress o jogo ou o streaming travava, eu olhava pra fora e tinha começado aquela chuvinha de final de tarde, que tristeza =(.
chega a ser engraçado. Geralmente sei que está chovendo porque a internet caiu. Mas como disse, volta rapidamente e não causa maiores problemas.
Pior que é verdade, o netflix engasgava eu sabia que estava chovendo.
Famosa internet de açúcar, se chover desmancha rs.