Como fazer picareta no Minecraft

Descubra dicas de como fazer picareta no Minecraft e também o melhor uso para este que é um dos principais itens do jogo

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano
Como fazer picareta no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Picareta de pedra (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Um dos itens mais importantes e básicos do Minecraft, a picareta também funciona quase como símbolo do jogo, ao lado do famoso bloco de terra e grama. O item é de simples criação — pode ser de madeira, pedra, ferro, outro e diamante — e muito mais útil do que você imagina, em vários aspectos. Saiba como construir a ferramenta nas linhas a seguir.

Apesar de ser uma ferramenta básica, a picareta precisa ser criada com uma bancada de trabalho. Se já tiver uma, você precisará apenas do material que é:

  • Dois gravetos
  • Três blocos de madeira, pedregulho, barra de ferro, diamante ou ouro

Com os materiais em seu inventário, vá para a bancada de trabalho e siga:

  1. Abra a bancada de trabalho;
  2. Vá em “Equipamento”;
  3. Escolha o tipo de picareta que quer criar.
Como fazer picareta no Minecraft / Felipe Vinha / Reprodução
Receita de picareta (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

Quando criada, a picareta virá para seu inventário. É possível criar várias simultaneamente, se tiver os ingredientes para isso.

Uso da picareta

A picareta serve para minerar blocos em Minecraft. Certos materiais são obtidos com maior velocidade se o personagem estiver com a picareta em mãos, principalmente pedra, terra ou madeira.

A picareta também quebra, porém, com o uso, da mesma forma que qualquer outro equipamento utilizável em Minecraft. O tempo de duração varia de acordo com o material utilizado na confecção, como listado abaixo:

Tipo da picaretaQuantos blocos ela dura
Madeira60
Pedra132
Ferro251
Diamante1563
Ouro33

Outros detalhes

Algo importante que todos devem saber sobre a picareta é que ela também serve para atacar inimigos. Cada tipo de material usado na criação concede um bônus diferente na hora de atacar inimigos.

  • Picareta de madeira: +2 de ataque
  • Picareta de pedra: +3 de ataque
  • Picareta de ferro: +4 de ataque
  • Picareta de ouro: +2 de ataque
  • Picareta de diamante: +5 de ataque

Vale notar:

A picareta de ouro é a que menos vale a pena construir, a não ser por meras questões estéticas. Ela não concede um ataque consideravelmente maior, se igualando à de madeira, e também tem duração inferior à de madeira ou de qualquer outro material.

Logo, opte por criar picaretas de ferro ou de pedra, pois diamantes também são mais raros de se obter dentro do mundo de Minecraft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados