Facebook muda nome da carteira digital Calibra para Novi

Segundo o Facebook, o Novi contará com um aplicativo para Android e iOS e será integrado às conversas de WhatsApp e Messenger

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Carteira digital Novi terá aplicativo para Android e iOS

O Facebook decidiu mudar o nome da carteira digital que suportará a criptomoeda Libra. Antes conhecida como Calibra, a plataforma para enviar e receber dinheiro passou a ser chamada de Novi. Segundo a empresa, o objetivo é deixar claro para os usuários que o serviço será apenas um dos que suportarão a rede de pagamentos.

“Percebemos que o nome antigo era próximo demais ao nome da rede de pagamentos Libra”, afirmou o chefe do Novi, David Marcus, em seu perfil no Facebook. “Por isso, fizemos uma atualização para ter certeza de que há uma diferenciação e clareza”. A decisão acontece quase um ano após a apresentação do projeto da criptomoeda.

O desenvolvimento da carteira digital ficará a cargo da Novi Financial, subsidiária do Facebook que substitui a Calibra. Os usuários poderão acessar o Novi por meio de um aplicativo para Android e iOS, além de uma integração que permitirá enviar dinheiro para contatos no WhatsApp e no Messenger.

Para evitar a volatilidade do bitcoin, a rede de pagamentos usará as chamadas stablecoins, isto é, moedas digitais lastreadas a dólar, euro e libra esterlina, por exemplo. Elas terão o mesmo valor de suas correspondentes nacionais, mas usarão nomes como LibraUSD, LibraEUR e LibraGBP.

Os usuários também poderão realizar transações com a Libra, criptomoeda que terá valor equivalente a uma combinação das versões digitais dessas moedas nacionais. Assim como as moedas lastreadas em dólar, euro e libra esterlina, a Libra estará disponível tanto no aplicativo do Novi, quanto em outras carteiras digitais compatíveis.

O Novi exigirá um documento de identificação para permitir que usuários comecem a enviar dinheiro para seus amigos. O valor mantido na carteira digital também poderá ser usado para pagar empresas parceiras. Essa opção deverá ser oferecida por Spotify e Uber, que fazem parte da Associação Libra.

O Facebook não informou quanto cobrará por essas transações, mas garantiu que não haverá taxas escondidas para adicionar, enviar, sacar ou receber dinheiro no Novi. A empresa não revelou quando pretende lançar a plataforma e indicou apenas que ela será liberada assim que a rede de pagamentos da Libra estiver disponível.

Facebook mudou nome de carteira digital de Calibra para Novi

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados