Fintechs como Nubank e PicPay já providenciam adesão ao PIX

Além de bancos, várias fintechs já buscam participação no sistema de pagamentos instantâneos do PIX

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notas de 10, 20 e 50 reais

O PIX está vindo aí. Enquanto o Banco Central do Brasil trabalha para colocar o novo sistema de pagamentos instantâneos em funcionamento, bancos e outras instituições do setor financeiro solicitam adesão à plataforma. Entre elas estão fintechs como Nubank, PicPay e PayPal.

Se não houver complicações, o PIX entrará em funcionamento em novembro. As expectativas são altas, afinal, o novo sistema permitirá pagamentos ou transferências de dinheiro praticamente em tempo real, 24 horas por dia, inclusive em finais de semana e feriados.

É por isso que bancos e instituições financeiras não estão perdendo tempo. O último relatório do Banco Central indica que mais de 100 empresas já solicitaram adesão (PDF) ao novo sistema.

Note que, além dos grandes bancos (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), há instituições bancárias médias e pequenas, e fintechs na lista: Nubank (Nu Pagamentos), PicPay, Mercado Pago, PayPal, RecargaPay, Iugu, PagueVeloz, entre outras.

Em circular publicada em 25 de maio no Diário Oficial da União, o Ministério da Economia e o Banco Central estabelecem as regras para adesão ao PIX. O documento reforça que a instituições cadastradas poderão ter participação direta ou indireta no novo sistema.

Nubank

Basicamente, a participação direta permite que a instituição faça transações diretamente no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) — o “motor” do PIX. Bancos de varejo e múltiplos devem, obrigatoriamente, ser participantes diretos.

Por sua vez, instituições que tiverem adesão indireta realização transações no sistema tendo um participante direto como intermediário.

A lista de adesões divulgada pelo Banco Central mostra quais instituições têm participação direta ou indireta. Nubank e PicPay aparecem como participantes diretos, por exemplo; o RecargaPay, como indireto.

Vale lembrar que, por ter proposta muito abrangente, o PIX também permitirá transações por meio de QR Code ou aproximação (via NFC ou MST), daí o interesse de instituições tão variadas. Porém, essas modalidades só deverão estar completamente funcionais no sistema em 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados