Início » Internet » Como ter uma conta verificada Twitter

Como ter uma conta verificada Twitter

Contas verificadas no Twitter: onde vivem e do que se alimentam? E, a pergunta de ouro: como obter uma? Veja o que diz o site

Melissa Cruz Cossetti Por

Se cada vez que alguém me pergunta “como ter uma conta verificada no Twitter?” eu ganhasse US$ 1 — seja lá em qual cotação for — eu já estaria rica ou pelo menos com boas economias. A resposta curta é que não sou eu quem decide isso, nem você.

É o Twitter quem define contas que devem ter ou não um perfil verificado. O sistema de formulário que existia, aberto a qualquer usuário para pedir a sua verificação de conta (e que eu usei, no passado), não existe mais. As regras do jogo mudaram, e muito.

Yucel Moran / Twitter /Unsplash

O que é o selo de verificação do Twitter?

O selo de verificação do Twitter aparece ao lado do nome no perfil da conta e ao lado do nome da conta nos resultados de busca interna. Ele é sempre da mesma cor (azul claro, quando no layout original e branco, quando no modo noturno) e colocado no mesmo local, independentemente da personalização de cor do tema ou perfil.

Contas que não têm o selo ao lado do nome, mas que o exibem em outro lugar e de outra cor, por exemplo, na foto do perfil, de capa ou na bio, não são verificadas.

Simular selo de verificação causa suspensão permanente

“Os selos de verificação devem ser aplicados pelo Twitter, e as contas que usam um selo como parte de fotos do perfil, de plano de fundo ou de qualquer outra maneira que implique um status de verificação estão sujeitas à suspensão permanente”, alertam.

Quem pode ter conta verificada no Twitter

Uma conta poderá ser verificada se for determinado que ela é de interesse público.

“Normalmente, verificamos contas de usuários nas áreas de música, teatro/cinema/TV, moda, governo, política, religião, jornalismo, mídia, esportes e negócios, entre outras. O selo de verificação não indica que a conta tem o apoio do Twitter”, afirmam.

Estamos escrevendo esse artigo em maio de 2020 e, no momento, o suporte diz que “o selo azul de verificação no Twitter informa às pessoas que uma conta de interesse público é autêntica”. Ou seja, uma conta de uma pessoa/instituição de interesse público é ela mesma. Isto é, não é um fake (falso), um perfil não autorizado ou alternativo.

Lá em 2017, o Twitter disse que estava trabalhando na mudança da “percepção” do endosso que uma marca de check azul conferia à uma conta. Isso aconteceu depois que o microblog se viu no meio de uma enorme e desagradável confusão, em que contas de auto-proclamados supremacistas brancos estavam verificadas. O que obrigou a plataforma a modificar a política e derrubar a verificação de uma conta ali e outra aqui.

Em uma série de tweets explicando os motivos que levaram a plataforma a fazer essa mudança, o Twitter disse: “Estamos realizando uma análise inicial das contas verificadas e removeremos a verificação de contas cujo comportamento não se enquadre nessas novas diretrizes”. Entre as novas diretrizes, está o combate ao discurso de ódio.


“A verificação foi feita para dar autenticidade de identidade e voz, mas é interpretada como um endosso ou um indicador de importância. Reconhecemos que criamos essa confusão e precisamos resolvê-la. Pausamos todas as verificações enquanto trabalhamos e informaremos novidades em breve”, dizia um tweet inicial.

“Essa percepção piorou quando abrimos a verificação para submissão pública (de formulário)”, completaram. Ao todo, é uma sequência de seis tweets oficiais do caso.

Programa de pedidos de verificação foi suspenso

O Twitter disse que estava trabalhando em um novo programa de autenticação e verificação. Enquanto isso, não aceitaria mais formulários de verificação e introduziu novas diretrizes. Foi feita, também, uma análise inicial das contas verificadas e removida a verificação de contas cujo comportamento não se enquadra mais nestes termos.

“Continuaremos analisando e tomando medidas enquanto trabalhamos em direção a um novo programa do qual nos orgulhamos”, disseram.

Já se passaram três anos e formulário não voltou. Algumas contas têm sido verificadas neste meio tempo? Sim, mas conforme processos internos do próprio Twitter.

Como eu verifiquei a minha conta?

Bom, você deve estar se perguntando, então, “como eu verifiquei a minha conta”. Foi em 2017, antes da decisão de suspender os formulários públicos. Na época, preenchi o formulário, como jornalista, coloquei meus trabalhos notáveis e outras informações solicitadas à época. Ter ganho o Prêmio Comunique-se de Tecnologia (2017) pode ter ajudado a ser vista pelo Twitter como uma pessoa de interesse público e autêntica.

Recebi o selo um dia antes do anúncio da @TwitterSupport. Sorte ou azar, ser verificado nas mídias sociais nem sempre é tão bom quanto as pessoas pensam. Todo tipo de spam chega até você — incluindo os pedidos desesperados para verificar alguma conta.

O próprio Twitter reconhece isso e afirma que as contas verificadas podem se tornar alvo de campanhas de phishing ou hackers. Medidas de segurança são recomendadas a todos os usuários e especialmente aos verificados, como autenticação em dois fatores.

Twitter Conta Verificada @MelissaJorn

Perda do status de verificado

Um item da nova lista de razões pelas quais uma conta pode perder a verificação cita a promoção do ódio contra certas raças/nacionalidades ou grupos de apoio que o fazem.

O Twitter diz que reserva para si o direito de remover a verificação a qualquer momento sem aviso prévio. Os motivos para remoção podem ser comportamentos apresentados dentro e fora do Twitter. Ou seja, em caso de pessoas públicas, o que se torna público.

  • Enganar intencionalmente ao alterar o próprio nome de exibição ou bio;
  • Promover o ódio ou a violência, atacar diretamente ou ameaçar outras pessoas com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, sexo, identidade de gênero, idade ou deficiência. Apoiar organizações ou indivíduos que o promovam;
  • Incitar ou se envolver em assédio a outras pessoas;
  • Violência e comportamento arriscado;
  • Ameaçar ou incentivar direta ou indiretamente qualquer forma de violência física contra pessoas ou grupo de pessoas, inclusive ameaças ou promoção de terrorismo;
  • Imagens violentas, repugnantes, chocantes ou perturbadoras;
  • Automutilação/suicídio;
  • Participar de atividades que violem as Regras do Twitter (consulte ao lado).

Os termos de serviço atualizados afirmam que o Twitter pode remover o selo de verificação e o status verificado de uma conta a qualquer momento. Uma conta verificada pode também perder o selo se alterações nas configurações do perfil modificarem a finalidade original. Ou seja, se for mudado, por exemplo, o nome.

As contas já verificadas podem não estar qualificadas para restaurar os respectivos selos mesmo que retornem ao que eram antes, após perderem em função disso.

Ou seja, só resta esperar o @Twitter notar você ou aguentar as piadinhas. 👇

Com informações: Engadget, Twitter 1 e 2

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fagner com F (@FagnerLopes)

Sempre tive a curiosidade de saber o impacto para quem é verificado…
Pra mim encontrar uma conta verificada ajuda muito, pois ja segui perfis de “famosos” e depois descobri que era falso… rsrs

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Dado o que alguns verificados vem fazendo ultimamente, eu prefiro não ter.

Melissa Cruz Cossetti (@melissa)

Contas verificadas são sugeridas para usuários novos do Twitter (incluindo os trolls).

Chega muita gente que segue você por essa sugestão, mas nem conhece você ou seu trabalho.