Início » Internet » Como ter uma conta verificada Twitter

Como ter uma conta verificada Twitter

Contas verificadas no Twitter: onde vivem e do que se alimentam? E, a pergunta de ouro: como obter uma? Veja o que diz o site

Melissa Cruz Cossetti Por

Em tese, é o Twitter que define qual conta será verificada. Não existe truques ou atalhos para burlar o sistema e ter o selo azul de autenticidade da conta na rede social. Porém, há um formulário para solicitar a verificação, disponível para todos os usuários e ainda assim, é preciso atender alguns requisitos para que a análise do perfil seja feita e a conta verificada pelo Twitter.

A solicitação de verificação do Twitter já existia em 2017. Naquele ano, a rede social parou de receber novas requisições para repaginar o processo e diretrizes do selo. Em maio de 2021, esse formulário para pedir o emblema foi liberado para todas as contas. Saiba como pedir, abaixo.

Yucel Moran / Twitter /Unsplash

O que é o selo de verificação do Twitter?

O selo de verificação do Twitter aparece ao lado do nome no perfil da conta e ao lado do nome da conta nos resultados de busca interna. Ele é sempre da mesma cor (azul claro, quando no layout original e branco, quando no modo noturno) e colocado no mesmo local, independentemente da personalização de cor do tema ou perfil.

Contas que não têm o selo ao lado do nome, mas que o exibem em outro lugar e de outra cor, por exemplo, na foto do perfil, de capa ou na bio, não são verificadas.

Simular selo de verificação causa suspensão permanente

“Os selos de verificação devem ser aplicados pelo Twitter, e as contas que usam um selo como parte de fotos do perfil, de plano de fundo ou de qualquer outra maneira que implique um status de verificação estão sujeitas à suspensão permanente”, alertam.

Quem pode ter conta verificada no Twitter

Uma conta poderá ser verificada se for determinado que ela é de interesse público.

“Normalmente, verificamos contas de usuários nas áreas de música, teatro/cinema/TV, moda, governo, política, religião, jornalismo, mídia, esportes e negócios, entre outras. O selo de verificação não indica que a conta tem o apoio do Twitter”, afirmam.

Em maio de 2021, o Twitter liberou a solicitação do selo azul de verificação para os seguintes grupos de usuário:

  • Poder público;
  • Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos;
  • Jornalismo;
  • Entretenimento;
  • Esportes (eletrônicos ou não);
  • Ativistas e outros indivíduos influentes.

A conta precisa ser notável, ativa e deve provar que é quem realmente diz ser, ou seja, que pertence ao grupo indicado no formulário de solicitação. Esse processo varia para cada categoria. Além disso, o usuário deve ter o perfil completo com foto de perfil, endereço de e-mail e número de telefone confirmados. Contas que receberam punições nos últimos 12 meses não são elegíveis a receber a verificação do Twitter.

Como pedir a verificação do Twitter

A solicitação do selo azul de verificado no Twitter pode ser feita nas configurações da conta:

  1. Na página inicial, clique em “Mais”, acima do botão para escrever um Tweet;
  2. Clique em “Configurações e privacidade”;
  3. Na seção “Sua conta”, selecione “Informações da conta” — será necessário digitar a senha para continuar;
  4. Clique em “Solicitar verificação”.Botão para solicitar o selo de verificado no Twitter

A partir disso, o processo para pedir o selo azul será iniciado e o usuário precisará selecionar em qual dos grupos elegíveis está incluído e depois enviar as informações necessárias para confirmação. Para o grupo de jornalistas, por exemplo, o Twitter pede três links de artigos publicados em veículos nos últimos seis meses, com os devidos créditos de autoria.

Usuário precisa indicar em quais dos grupos se encaixa para pedir o verificado do Twitter (Imagem: Reprodução/Twitter)

Perda do status de verificado

Um item da nova lista de razões pelas quais uma conta pode perder a verificação cita a promoção do ódio contra certas raças/nacionalidades ou grupos de apoio que o fazem.

O Twitter diz que reserva para si o direito de remover a verificação a qualquer momento sem aviso prévio. Os motivos para remoção podem ser comportamentos apresentados dentro e fora do Twitter. Ou seja, em caso de pessoas públicas, o que se torna público.

  • Enganar intencionalmente ao alterar o próprio nome de exibição ou bio;
  • Promover o ódio ou a violência, atacar diretamente ou ameaçar outras pessoas com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, sexo, identidade de gênero, idade ou deficiência. Apoiar organizações ou indivíduos que o promovam;
  • Incitar ou se envolver em assédio a outras pessoas;
  • Violência e comportamento arriscado;
  • Ameaçar ou incentivar direta ou indiretamente qualquer forma de violência física contra pessoas ou grupo de pessoas, inclusive ameaças ou promoção de terrorismo;
  • Imagens violentas, repugnantes, chocantes ou perturbadoras;
  • Automutilação/suicídio;
  • Participar de atividades que violem as Regras do Twitter (consulte ao lado).

Os termos de serviço atualizados afirmam que o Twitter pode remover o selo de verificação e o status verificado de uma conta a qualquer momento. Uma conta verificada pode também perder o selo se alterações nas configurações do perfil modificarem a finalidade original. Ou seja, se for mudado, por exemplo, o nome.

As contas já verificadas podem não estar qualificadas para restaurar os respectivos selos mesmo que retornem ao que eram antes, após perderem em função disso.

Com informações: Engadget, Twitter 1, 2 e 3.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando