Huawei Nova 5T: mesmo motor, novo capô

Com processador do P30 Pro e boas câmeras, Nova 5T é mais um suspiro da Huawei com Google Play

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses
Huawei Nova 5T - Review

As sanções americanas contra a Huawei não devem terminar antes de 2021, mas a fabricante chinesa permanece firme no mercado de smartphones. O Nova 5T é um intermediário premium que pode ser considerado um primo mais novo do P30 Pro: ele continua com hardware poderoso e segue focando em fotografia, mas é menos caro, com preço de lançamento de R$ 2.999.

Apesar de não ser uma pechincha, a Huawei joga na mesa um conjunto que parece fazer sentido: um processador potente, 8 GB de RAM, tela brilhante de 6,26 polegadas e quatro câmeras na traseira, incluindo uma principal de 48 megapixels. Melhor ainda: ele tem Google Play instalado. Será que o resultado é bom? Eu testei o Huawei Nova 5T e conto tudo nos próximos minutos.

Análise do Huawei Nova 5T em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O Nova 5T foi fornecido pela Huawei por empréstimo. O produto foi devolvido à empresa após os testes.

Design e tela

O Nova 5T também desembarcou no Brasil na cor azul, que é visualmente incrível, mas a Huawei decidiu nos enviar a versão preta para review. É meio sem graça, mas funciona para quem prefere ser discreto e não é um demérito para a qualidade de construção: o acabamento passa uma boa impressão logo de cara, não perdendo em nada para os celulares mais caros da marca.

Huawei Nova 5T - Review

O leitor de impressões digitais fica na lateral, uma posição que me agrada desde a época dos Sony Xperia: funciona bem tanto para quem guarda o celular sempre no bolso quanto para desbloqueá-lo sobre a mesa. As bordas de metal também abrigam uma porta USB-C, uma bandeja de chip (sem espaço para cartão de memória) e um sensor de iluminação que eu pensava ser um emissor de infravermelho, mas não é.

Huawei Nova 5T - Review

A tela de 6,26 polegadas ocupa quase toda a parte frontal do aparelho, sendo interrompida apenas pela câmera frontal de 32 megapixels no canto superior esquerdo e pelo queixo bem pequeno. No lugar dos painéis OLED que a Huawei costuma adotar nos topos de linha, o Nova 5T possui uma tela LCD com resolução Full HD+, de 2340×1080 pixels.

Huawei Nova 5T - Review

O painel tem excelente qualidade. O brilho não é tão forte quanto em telas LCD mais caras, mas é mais que satisfatório para qualquer condição de iluminação. As cores são muito vibrantes de fábrica e podem até incomodar quem prefere um tom mais natural, mas é possível ajustar a saturação nas configurações de tela. É difícil encontrar um ponto negativo na tela, já que o preto é bastante profundo e o ângulo de visão é ótimo.

Como estamos falando de um aparelho mais caro, vale a ressalva: uma excelente tela AMOLED é superior a uma excelente tela LCD. E, nessa faixa de preço, já é possível encontrar modelos um pouco melhores nesse quesito, como o Galaxy S10. Ainda assim, dá para afirmar sem medo que a Huawei investiu em um ótimo display aqui.

Software

Huawei Nova 5T - Review

A polêmica da Huawei é a sanção dos Estados Unidos, que a impede de fazer negócios com empresas americanas, como o Google. Não me interessa julgar quem está certo ou errado nessa história em um review, mas é fato que a experiência fica prejudicada sem Play Store. Por uma questão ética, eu não posso dizer para uma pessoa gastar milhares de reais e ainda ter que procurar gambiarras para usar um celular. Esse é o motivo pelo qual o Tecnoblog não publicou uma análise e não indica o Mate 30 Pro.

Felizmente, a Huawei conseguiu uma licença para embarcar os aplicativos do Google no Nova 5T alguns dias antes do embargo do Trump. Por isso, está tudo aqui: tem Gmail, YouTube, Play Store e o que mais você quiser, incluindo a possibilidade de usar aplicativos de banco e a Netflix sem nenhum sofrimento.

Huawei Nova 5T - Review

Eu gosto da interface EMUI pela agilidade nas animações e pelas possibilidades de personalização. Como de costume nos Androids chineses, todos os aplicativos ficam espalhados nas telas iniciais por padrão. O visual é consistente e agrada bastante. Só faltou um tema escuro, inexistente no Android 9 da Huawei — a atualização para o Android 10 ainda não estava disponível enquanto eu fazia este review.

E se você tivesse que depender só do ecossistema da Huawei? Isso seria bem complicado. A AppGallery está longe de ter a mesma variedade da Play Store, especialmente devido à falta de aplicativos americanos, o que inclui Facebook, WhatsApp, Instagram, Uber e YouTube. Muitos aplicativos para Android são dependentes de APIs proprietárias do Google, de modo que fica mais difícil até pedir um táxi sem perder tempo procurando tutoriais na internet.

Câmeras

Huawei Nova 5T - Review

A Huawei conquistou uma certa fama pela qualidade de suas câmeras e não decepcionou no Nova 5T. Apesar de não ter o desempenho absurdo em fotos noturnas do Mate 30 Pro, nem o zoom óptico de 5x do P30 Pro, o intermediário premium da Huawei deve satisfazer quase todos os usuários.

A câmera principal de 48 megapixels captura boas imagens mesmo em condições de baixa iluminação, com ruído controlado e nível de detalhes convincente. As paisagens têm um certo ganho na saturação que torna as cores mais agradáveis, mas sem exageros. O pós-processamento trabalha bem o alcance dinâmico do sensor, sem ocultar áreas de sombra nem estourar pontos de luz com facilidade.

Huawei Nova 5T - Review

Um dos méritos do Nova 5T é ter um modo noite que impressiona os olhos: é só apontar a câmera em um ambiente escuro, segurar firme o celular por alguns segundos e, tcharam, surge uma imagem com detalhes que você nem sequer tinha percebido antes. Apesar de criar um espetáculo de cores exagerado às vezes, é um recurso que cria a vontade de tirar fotos noturnas.

Huawei Nova 5T - Teste de câmera
Huawei Nova 5T - Teste de câmera
Huawei Nova 5T - Teste de câmera
Huawei Nova 5T - Teste de câmera
Huawei Nova 5T - Teste de câmera

A lente ultrawide é apenas ok, sem grandes destaques. As fotos com campo de visão mais amplo têm boa qualidade quando a iluminação colabora, mas não é difícil encontrar aberrações cromáticas nas imagens finais. Em ambientes internos, a câmera mostra um pouco de dificuldade em manter um bom nível de detalhes sem aumentar o ruído, mas nada muito pior que em outros smartphones da mesma faixa de preço.

Huawei Nova 5T - Teste de câmera

Já a câmera frontal de 32 megapixels é semelhante a dos outros aparelhos da Huawei. A lente com abertura f/2,0 tem foco fixo e uma profundidade de campo não muito ampla, então você pode não conseguir uma nitidez tão boa se não encontrar a distância certa na hora de tirar a selfie.

Huawei Nova 5T - Teste de câmera

Mas, no geral, os tons de pele me agradam e a definição é boa com a câmera frontal, desde que você desative ou reduza o modo de embelezamento, que é muito forte por padrão e insiste em remover absolutamente todas as imperfeições da sua pele, o que acaba gerando um efeito de boneco de cera.

Hardware e bateria

Huawei Nova 5T - Review

O processador Kirin 980, da própria Huawei, é o mesmo que equipa o P30 Pro. O desempenho no topo de linha de 2019 continua muito bom, e é claro que o Nova 5T também segue firme. O celular é ágil, responde bem aos toques e alterna entre aplicativos sem pestanejar, em parte devido aos 8 GB de RAM. O chip gráfico ainda tem força para rodar jogos com os gráficos no máximo.

Se fosse para apontar um defeito, talvez ele esteja no armazenamento de 128 GB. É verdade que esse espaço é mais que suficiente para boa parte dos usuários, mas a Huawei poderia ter lançando versões com mais memória interna ou, pelo menos, mantido a possibilidade de instalar um microSD. Mesmo com a possibilidade de enviar tudo para a nuvem, esse pode ser um fator limitante para algumas pessoas.

Huawei Nova 5T - Review

A bateria é de 3.750 mAh e lida bem com o hardware do Nova 5T. Eu não consegui fazer um teste de dia normal, com bastante consumo de mídia em 4G e movimentação entre torres de celulares porque, como sabemos, não estamos em dias normais.

Mas, em um teste padrão com 3 horas de vídeo na Netflix com brilho máximo na tela, 1 hora de redes sociais e navegação na web e 30 minutos de Asphalt 9: Legends, a bateria foi de 100% para 44%. O resultado é bom e indica que o Nova 5T pode durar o dia inteiro para boa parte das pessoas.

Huawei Nova 5T - Review

O Nova 5T ganha pontos pelo carregamento rápido, de 22,5 watts. A Huawei me deixou mal acostumado com o adaptador absurdo de 40 watts do P30 Pro, mas o primo mais novo não faz feio: partindo dos 2%, ele levou apenas 31 minutos para bater nos 50% de carga. A bateria foi completamente abastecida em 1h19min. Então, mesmo que você precise carregar o aparelho no meio do dia, não ficará preso a uma tomada por muito tempo.

Huawei Nova 5T vale a pena?

Huawei Nova 5T - Review

O Nova 5T entra acima daquela categoria mágica que eu chamo de “bom o suficiente para quase todo mundo”. Ele não é o melhor em nada, mas faz bem tudo o que se propõe: é difícil encontrar um ponto negativo relevante. A tela possui excelente qualidade, o desempenho é consistente, as câmeras fazem um bom serviço e a bateria dura bastante, com direito a uma ótima velocidade de carregamento.

Observando celulares da qualidade do Nova 5T chegando ao mercado, eu me solidarizo com a Huawei, que pode ter lançado seu último smartphone com Google Play. A empresa tenta promover seu próprio ecossistema, mas os desafios à frente são complicados, já que nem a Microsoft, com seu valor de mercado trilionário (e sem as sanções americanas), obteve êxito com um ecossistema móvel. Como consumidor, sigo na torcida para que a disputa seja resolvida da melhor forma.

Huawei Nova 5T - Review

Por R$ 2.999, o Nova 5T compete com modelos caros da geração passada, como o Galaxy S10, o iPhone XR e o LG G8S ThinQ. Desse trio, o ex-flagship da Samsung seria o mais interessante: ele tem uma tela melhor, apesar de menor, uma câmera traseira com zoom óptico e um software que considero superior, com uma interface bem trabalhada, mas perde em bateria. O iPhone XR também é uma excelente opção, mas, se você quisesse um iPhone, provavelmente não estaria pesquisando um Huawei.

Usando o mesmo motor do P30 Pro, mas com um capô diferente, o Nova 5T é um belo suspiro da Huawei — que espero que não seja o último.

Especificações técnicas

  • Bateria: 3.750 mAh com carregamento de 22,5 watts
  • Câmera frontal: 32 megapixels (f/2,0)
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 48 megapixels (f/1,8)
    • Ultrawide: 16 megapixels (f/2,2)
    • Macro: 2 megapixels (f/2,4)
    • Sensor de profundidade: 2 megapixels (f/2,2)
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac, GPS, Glonass, BeiDou, Bluetooth 5.0, USB-C 2.0, NFC, leitor de impressões digitais na lateral
  • Dimensões: 154,25x74x7,9 mm
  • GPU: Mali G76 de 720 MHz
  • Memória externa: sem entrada para cartão de memória
  • Memória interna: 128 GB
  • Peso: 174 gramas
  • Processador: octa-core Huawei Kirin 980 de até 2,6 GHz
  • Plataforma: Android 9 com interface EMUI 9.1
  • RAM: 8 GB
  • Tela: IPS LCD de 6,26 polegadas com resolução Full HD+ (2340×1080 pixels)

Huawei Nova 5T

Prós

  • Bateria com boa duração e recarga rápida
  • Câmeras boas para um intermediário premium
  • Desempenho consistente
  • Já falei que gosto de leitor de digitais na lateral?
  • Tela com brilho forte e cores vibrantes
  • Tem aplicativos do Google instalados

Contras

  • Poderia ter mais espaço ou entrada para microSD
Nota Final 8.9
Bateria
9
Câmera
9
Conectividade
8
Desempenho
9
Design
9
Software
9
Tela
9

Receba mais sobre Huawei na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados