Google Chrome OS 83 é lançado com abas agrupadas no browser e mais

O novo Chrome OS 83 também permite renomear áreas de trabalho virtuais para organizar aquela área que você esconde do chefe

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
chrome os 83

O Google começou a liberar o Chrome OS 83 para os Chromebooks compatíveis. As novidades incluem o que seria lançado na versão 82, mas que pulou para a 83 e que contam com ferramenta para nomear áreas de trabalho virtuais e também a possibilidade de criar grupos de abas no navegador.

Você não leu errado, o Chrome OS pulou a versão 82 para ir direto para a 83 e agrupou o que seria lançado em dois updates, para chegar em apenas um download e uma instalação. Mesmo que somando duas versões, a lista de novidades não é das maiores.

Ela inclui:

  • Áreas de trabalho virtuais com nome: agora é possível organizar as áreas de trabalho virtuais com nomes, bastando arrastar três dedos no touchpad ou então apertar a tecla F5, levar o ponteiro do mouse até o topo da tela (quando há outras áreas abertas) e clicar no nome que fica abaixo de cada uma.

renomear area de trabalho chrome os 83

  • Ver senha ou PIN: sempre que a tela estiver bloqueada, agora é possível clicar em um olho para ver o que foi digitado – não é possível continuar digitando com a senha ou o código do PIN exibido. Este recurso é importante para usuários com senhas longas e com caracteres especiais.
  • Mais comandos para o Google Assistente: usuários podem controlar uma sessão de mídia que já está reproduzindo algum áudio ou vídeo, a partir dos comandos de voz do sistema operacional.
  • Controle de conta familiar no Chromebook: quem controla a conta familiar agora pode aprovar ou não apps da Chrome Web Store e app para Chromebook, pode adicionar uma conta de escola para os filhos e configurar limites de tempo de uso para o Chromebook de crianças.
  • Abas agrupadas no Chrome: a última novidade insere o agrupamento de abas dentro do navegador, que já existe no Chrome para outras plataformas. Basta clicar com o botão direito do mouse em uma aba para agrupar várias, dando nome e cor para o grupo.

O Chrome OS 83 começou a ser liberado nesta quinta-feira (27) e chegará aos usuários em ondas, como acontece em todo update para o Chrome OS. Só falta liberar o modo noturno, não é Google?

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados