Como fazer uma fornalha no Minecraft

Descubra como fazer fornalha no Minecraft e veja dicas para sua utilização dentro do jogo para gerar novos materiais e itens diversos

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 11 meses
Steve, personagem de Minecraft (Imagem: Divulgação/Mojang/Microsoft Studios)
Use a fornalha para criar outros itens. (Imagem: Divulgação/Mojang/Microsoft Studios)

Pode parecer incrível o quanto de complexidade Minecraft oferece na hora de criar alguns itens e isso se prova no uso da fornalha. Ela funciona como uma fundição entre objetos, que gera sempre um terceiro, envolvendo materiais e combustíveis. Saiba como fazer fornalha no Minecraft e aprenda mais a respeito.

As fornalhas podem ser feitas ou coletadas em um cenário onde já existem no Minecraft. Há uma geração natural de fornalhas que podem ser encontradas dentro de casas de armeiros em vilas diversas — e sim, você pode roubar itens de personagens do computador no Minecraft, sem julgamentos ou penalidades.

A outra opção, e mais trabalhosa, claro, é criar a fornalha. Mas nem tão trabalhosa assim, já que os materiais são de fácil obtenção. Tudo que você precisa é ter oito pedregulhos ou pedras-negras. O pedregulho é um bloco comum de pedra. Ele é obtido quando o jogador minera uma pedra, usando a picareta. Não pode ser com a mão vazia!

Com os itens em posse, faça o seguinte:

  1. Abra a bancada de trabalho no Minecraft;
  2. Selecione “Itens”;
  3. Encontre a fornalha e crie.

Como todo item criado, a fornalha irá direto para seu inventário. A partir daí, basta colocá-la em qualquer lugar e começar a usar.

Receita para criar uma fornalha no Minecraft
Como criar uma fornalha no Minecraft. (Imagem: Janaína Dantas/Minecraft)

Como usar a fornalha?

Em detalhes, além da introdução deste texto, a fornalha é um objeto mais complexo do que parece. Primeiro de tudo: ela difere bastante do forno comum, que serve apenas para comida e alguns itens orgânicos.

Na fornalha você pode fundir pedras, metais e outros objetos não-orgânicos. Mas é sempre necessário ter algum material para realizar a queima, como carvão, por exemplo.

Usar o item é basicamente igual ao forno ou à bancada de trabalho. É só combinar o item que você deseja fundir com o combustível desejado. Após alguns segundos, o resultado será gerado logo ao lado. A fornalha é necessária, inclusive, na criação de alguns itens, como:

  • Alto-forno (Uma espécie de fornalha melhorada);
  • Carrinho de mina (Opcional);
  • Defumador.
Uso da fornalha para criar outros itens no Minecraft
A fornalha funciona de forma semelhante ao forno e a bancada de trabalho. (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Não há limite de uso para a fornalha e o jogador pode mudá-la de lugar ao destruí-la e coletar seu “resto” deixado.

Como ganhar mais XP em Minecraft?

Repetir algumas tarefas pode te ajudar a subir de nível mais rápido no Minecraft. Invista em criar animais, matar Mobs, pescar e minerar blocos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados