Início » Aplicativos e Software » YouTube adiciona capítulos para navegar por vídeos mais longos

YouTube adiciona capítulos para navegar por vídeos mais longos

As marcações que aparecem na reprodução do vídeo no YouTube dependem de informações de tempo, que são fornecidas pelo canal

André Fogaça Por

O YouTube oficializou um teste que vem fazendo recentemente e que permite ao criador do vídeo inserir capítulos em vídeos longos. A ideia é especialmente interessante para músicos, que podem enviar um show completo e listar onde está cada canção dentro de toda a barra de progresso.

capitulos marcacoes youtube iphone tecnoblog

O recurso é ativado automaticamente para quem assiste o vídeo, mas precisa de informações do canal e que vão da parte de descrição. Estas são as mesmas marcações de tempo que já poderiam ser colocadas até mesmo por usuários dentro da área de comentários, mas que agora também ficam visíveis dentro do vídeo – sem a necessidade de baixar o olho e procurar a marcação longe do player do YouTube.

Para funcionar corretamente, o vídeo precisa ter ao menos três marcações com 10 ou mais segundos entre cada uma delas.

youtube capitulos marcacoes

Quando o conteúdo está rodando em um dispositivo móvel com resposta tátil, o app do YouTube envia uma pequena tremida muito curta quando um capítulo é ultrapassado pelo dedo enquanto escolhe o ponto certo. No desktop este aviso não existe, mas o nome do capítulo fica mais visível.

Como este tipo de marcação depende de dados que são inseridos pelo responsável pelo canal onde o vídeo está publicado, nem todo vídeo longo apresentará a novidade tão agora. Se você quer alguns exemplos de vídeos que já utilizam os novos marcadores, dá para ver neste show do Pink Floyd ou neste do Radiohead.

O YouTube diz que usuário de aplicativos para Android, iOS e quem acessa o site pelo navegador já podem navegar desta forma. Eu testei em uma Apple TV e uma Android TV, locais que a novidade é bastante importante e nenhuma delas foi capaz de mostrar as marcações na barra de reprodução.

Com informações: TechCrunch.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação