Início » Aplicativos e Software » Google Chrome combate sites que forçam a ativar notificações

Google Chrome combate sites que forçam a ativar notificações

Google Chrome irá minimizar solicitações de notificações abusivas a partir de julho em computadores, celulares e tablets

Bruno Gall De Blasi Por

O Google Chrome 84 irá combater sites que forçam a ativação de notificações. Conforme revelado no blog do Chromium nesta quinta-feira (28), a próxima versão do navegador trará um recurso para minimizar solicitações de autorização abusivas para envio de alertas no browser. A ferramenta será liberada a todos em julho de 2020.

Ativação de notificação do Google Chrome 84 (Foto: Divulgação/Google)

O Google já vem combatendo os pedidos de permissão abusivos há algum tempo. Em janeiro, os desenvolvedores do browser começaram a testar solicitações menos intrusivas no Chrome 80, com o recurso “Quieter notification permission prompts” (“Solicitações de permissão de notificação mais silenciosas”, em tradução livre). A função, porém, não é habilitada automaticamente para todos.

Agora, a partir do Chrome 84, as “solicitações de permissão abusivas” serão minimizadas no navegador sem a necessidade de alterar qualquer configuração. Segundo o Google, o recurso chega para reduzir o incômodo dos usuários durante a navegação e para protegê-los de informações falsas e tentativas de golpes enviados por sites fraudulentos.

“Uma grande porcentagem de solicitações de notificação e notificações vem de um pequeno número de sites abusivos. Proteger os usuários desses sites melhora a segurança e a privacidade do usuário na web e contribui para uma melhor experiência de navegação”, explicam.

Com a atualização, as novas solicitações de notificações de sites considerados abusivos passarão a ser apresentadas em um sininho na barra de endereços. Para ativar os alertas, será preciso clicar no ícone e escolher se aceita ou não recebê-los.

A função também estará disponível na nova versão do Chrome para celulares. O pedido de permissão, porém, aparecerá em uma pequena tarja na parte inferior da tela.

As verificações de sites serão realizadas automaticamente pela companhia. Segundo o Google, caso as notificações de um endereço sejam consideradas como abusivas, os responsáveis serão alertados pelo Search Console.

O Google Chrome 84 será liberado para todos os usuários a partir de 14 de julho.

Com informações: Chromium Blog, XDA-Developers e Android Police

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Justo. Notificações são as novas janelas pop UP.

Bruno Gall De Blasi (@brunogdb)

Olha, nunca vi definição mais precisa.

Sammy (@Sammy)

Eu uso push native para monetizar alguns projetos meus, já vi que a Google quer fdr até isso também, e olha que as notificações que uso é preciso consentir com a assinatura, imagina os que forçam, se ferraram em dobro.

Sammy (@Sammy)

Tem um formato chamado Inpush Banner que é exatamente o que tu escreveu, mas o Push Native ainda é preciso permissão pra assinar, não acho tão invasivo.

imhotep (@imhotep)

Tipo os do UOL, né…

Particularmente não gosto disso.

Daniel Plácido (@Daniel_Placido)

Será que alguém de fato usa essas notificações?
Trabalho com manutenção e sempre que pego uma maquina carregada de tranqueira assim que abro o navegador começam a surgir tantas notificações que não tem como nem navegar, removo a permissão de todos os sites e desativo permanentemente as notificações e até hoje ninguém nunca reclamou, então acho que ninguém realmente usa isso, acabam aceitando sem nem saber do que se trata.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Eu uso no WhatsApp, Facebook e o Outlook web app. Mas também vejo bastante essas notificações em celulares que pego.

No celular do meu pai e de uma tia foi preciso eu desativar por completo as notificações do Chrome pq eles sempre assinavam um monte de coisas sem saber. E depois falavam q o celular estava com “vírus”.

O problema que tem site que enche o saco mesmo. Deixam com a tela preta e um pop-up pra vc permitir. Outros já enchem o saco só de mostrar o balão de notificações