Samsung Galaxy Book S é o primeiro notebook com Intel Lakefield

Processador Intel Lakefield do Samsung Galaxy Book S permite autonomia de até 17 horas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Book S

O Galaxy Book S já apareceu por aqui, mas com processador Qualcomm Snapdragon 8cx. Nesta sexta-feira (29), a Samsung anunciou uma versão deste finíssimo laptop com processador Intel. Não estamos falando de um Core de décima geração, mas do Intel Lakefield (modelo Core i5-L16G7).

Esse chip foi anunciado em agosto de 2019 justamente como uma resposta da Intel aos esforços da Qualcomm para conquistar espaço no segmento de notebooks. Para tanto, o Lakefield promete alguns atributos que são comuns em smartphones, como não exigência de ventoinha e consumo otimizado de energia — assim, a bateria do equipamento pode durar praticamente o ideia inteiro.

Para você ter ideia, o Galaxy Book S lançado no ano passado, com sua bateria de 42 Wh, tem autonomia de até 23 horas. O problema é que a plataforma ARM, que é base do Qualcomm Snapdragon 8cx, ainda tem algumas limitações de desempenho com aplicativos tradicionais para Windows.

É provável que a Samsung tenha decidido lançar uma versão do Galaxy Book S com processador Intel por conta disso. O Lakefield pode oferecer algumas das vantagens proporcionadas pelo Snapdragon 8cx.

A não exigência de ventoinha é uma delas. Graças, em parte, à ausência desse componente, o notebook permanece sendo fino e leve. A bateria continua tendo 42 Wh, mas a autonomia não deve passar de 17 horas. É uma diferença importante em relação às 23 horas da primeira versão, por outro lado, o novo Galaxy Book S funciona por muito mais tempo longe da tomada do que laptops convencionais.

As demais especificações são praticamente as mesmas. O Galaxy Book S com processador Intel traz 8 GB de RAM, armazenamento de até 512 GB, suporte a LTE e tela full HD de 13,3 polegadas.

Ainda não há informações sobre preços, mas o primeiro modelo foi lançado por US$ 999. É possível que essa faixa de preço seja mantida na nova versão. Não há previsão de lançamento oficial no Brasil.

Samsung Galaxy Book S — ficha técnica

  • Tela: TFT LCD, 13,3 polegadas, full HD, sensível a toques
  • Processador: Intel Core i5-L16G7 (Lakefield) com gráficos UHD
  • RAM: 8 GB de LPDDR4x
  • Armazenamento: 256 GB / 512 GB (eUFS) expansíveis com microSD de até 1 TB
  • Bateria: 42 Wh
  • Conectividade: USB-C (2), Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, LTE, conexão para fones com microfone
  • Webcam: 1 megapixel
  • Sistema operacional: Windows 10 Home / Pro
  • Outros: leitor de impressões digitais, teclado com retroiluminação LED, quatro saídas de som AKG com Dolby Atmos
  • Dimensões: 305,2 x 203,2 x 6,2-11,8 mm
  • Peso: 950 g

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados