Início » Gadgets » Qualcomm lança chips de Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 para celulares

Qualcomm lança chips de Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 para celulares

Os novos chips estão prontos para as redes Wi-Fi 6E de 6 GHz, mas praticamente ainda não existe lugar no mundo para utilizá-la

André Fogaça Por

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (28) o lançamento de dois novos chips que são compatíveis com o Wi-Fi 6E, além da versão 5.2 do Bluetooth. Eles fazem parte do pacote que pode ser chamado de Snapdragon e só devem aparecer em novos aparelhos a partir da segunda metade deste ano.

qualcomm predio qd san diego tecnoblog logo wi-fi 6e

O Wi-Fi 6E é um ponto (generoso) de melhoria do também recente Wi-Fi 6 e que já está presente em alguns aparelhos como os iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max, Galaxys S10, Note10 e S20, iPhone SE de 2020 e Xperia 1 II. Ele é mais veloz, mais estável e isso se deve ao número bem maior de canais que pode utilizar para enviar vídeos de gatinhos, clipes do TikTok ou um download qualquer mesmo e que é feito em conexão de 6 GHz.

Os chips são de uma linha chamada FastConnect, os modelos são 6700 e 6900 e a maior diferença entre ambos é que o 6900 faz conexões dual-band 2×2, o outro não. Em dados compartilhados para os dois componentes está suporte para MU-MIMO, OFDMA, 4K QaM e canais de 160 MHz. A velocidade máxima teórica dos dois modelos é de 3 Gbps e 3,6 Gbps, respectivamente.

Como o chip mais potente da Qualcomm para este ano já foi lançado, lá em dezembro de 2019 e é o Snapdragon 865, adotar as redes de 6 GHz depende da escolha da fabricante neste momento. Ela pode esperar o próximo Snapdragon, que trará o 6 GHz embarcado, ou colocar por fora só para ter a mais nova tecnologia que praticamente nenhum roteador oferece agora.

No lado do Bluetooth, existem algumas melhorias interessantes na versão 5.2 como as focadas em áudio. Tanto o FastConnect 6900 como o 6700 podem trabalhar com duas antenas Bluetooth e que trocam de papel de forma inteligente dentro do aparelho, o que aumenta a estabilidade da conexão.

Os primeiros aparelhos compatíveis com as redes de 6 GHz do Wi-Fi 6E devem aparecer primeiro com o FastConnect 6900, já na segunda metade de 2020. O FastConnect 6700 tem data prevista de lançamento em algum gadget apenas para o começo do ano que vem.

Com informações: Qualcomm.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Em tempos de morte do conector p2, é bom ver melhorias no Bluetooth, apesar de saber que vai levar séculos pra chegar aos celulares intermediários.