Android 11 Beta é adiado pelo Google: “não é hora de celebrar”

Android 11 Beta deveria ser anunciado oficialmente em 3 de junho, mas momento tenso fez Google mudar de ideia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 11

O anúncio oficial do Android 11 Beta estava previsto para esta quarta-feira, 3 de junho. Mas o Google mudou de ideia: via Twitter, os desenvolvedores da plataforma informaram que o evento foi adiado porque “este não é o momento de celebrar”. É provável que a causa seja a crescente onda de protestos nos Estados Unidos provocada pela morte de George Floyd.

A verdade é que o Google não explicou as razões do adiamento — ou cancelamento. Mas fazer um anúncio tão importante em um momento em que as atenções estão voltadas a questões mais urgentes parece mesmo não ser boa ideia.

O cenário de pandemia de coronavírus (COVID-19) pode até ter algum peso sobre essa decisão, mas, muito provavelmente, esse não é o único motivo. Na realidade, o anúncio do Android 11 Beta estava marcado para maio, mas foi adiado para o início de junho justamente por causa da pandemia. O evento seria online, sinalizando que as precauções inerentes ao vírus já estavam tomadas.

Porém, desde o último dia 25, o assunto que tem tomado as atenções é o caso de George Floyd. Um vídeo que rodou o mundo mostra um policial branco de Minneapolis mantendo o joelho sobre o pescoço de Floyd enquanto este estava algemado e deitado no chão. O homem, um afro-americano de 46 anos, faleceu. Uma série de protestos tem surgido desde então, nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

Este não é mesmo um momento para celebrar, como ressalta o Google, o que não quer dizer, porém, que o desenvolvimento do Android 11 estagnou. Nos bastidores, a previsão de que essa versão do sistema operacional será lançada em 2020 está mantida. Se não neste, o Android 11 Beta Launch Show, como o evento foi batizado, deve acontecer no próximo trimestre.

De todo modo, já temos alguma noção do que vem por aí. Notificações em bolha, melhorias de privacidade, gravador de tela, widget nativo de música e agendamento do modo escuro estão entre os vários recursos esperados para a nova versão.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados