Como colocar textura no Minecraft

Cansou do visual padrão? Aprenda como colocar texturas no Minecraft e modifique completamente a aparência do jogo

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como colocar textura Minecraft / Diego Melo / Reprodução
Como colocar texturas em Minecraft (Imagem: Diego Melo / Tecnoblog)

Em Minecraft, a criatividade dos jogadores não se limita apenas às construções e mundos incríveis criados no jogo. Também é possível personalizar completamente a aparência do game, sem perder o visual característico de blocos. Saiba como funcionam e como colocar textura no Minecraft.

Pacotes de texturas são arquivos de imagem que melhoram ou alteram completamente o visual do Minecraft. Todas as edições do jogo possuem suporte a pacotes de textura, que podem ser criadas tanto pela própria Mojang quanto pela comunidade.

O formato padrão de uma textura é de 16×16 pixels (referente à altura e largura padrão dos blocos). Formatos maiores (como 32×32, 64×64, etc.) são considerados de alta definição (HD), e requerem a instalação de uma modificação não oficial para funcionarem. Se este for o caso, antes de começar, confira como instalar shaders em Minecraft.

Os pacotes de texturas costumam ser associados a uma determinada versão do jogo. Uma textura de uma versão antiga pode ser adicionada a uma versão mais nova, mas pode ocasionar problemas de compatibilidade ou travamentos.

Minecraft XP / Mojang / Divulgação
Pacotes de texturas podem mudar Minecraft de várias maneiras (Imagem: Divulgação / Mojang Studios)

Como instalar texturas em Minecraft

Instalar pacotes de textura no Minecraft é um processo simples, mas que muda conforme a plataforma utilizada. Na versão para Windows 10 e em consoles, as texturas são disponibilizadas no marketplace oficial do jogo.

Nesta dica, mostraremos como colocar texturas no Minecraft versão Java para PC, além de indicarmos alguns pacotes que testamos e gostamos.

  1. Abra o Minecraft e vá ao menu principal;
  2. Clique em “Opções”, depois em “Pacote de Recursos”;
  3. Clique em “Abrir pasta de pacotes”; será aberta a pasta onde os pacotes são instalados;
  4. Copie o arquivo “.zip” ou “.rar” para a pasta. Não descompacte o arquivo!
  5. Volte para o Minecraft e, em alguns segundos, o pacote aparecerá na lista “Disponíveis”. Caso ele não apareça, clique em “Concluído” e depois novamente em “Pacote de Recursos”.
    Imagem Minecraft Java - como colocar texturas em minecraft

Você pode instalar mais de um pacote simultaneamente. Para ativar um pacote de textura, ainda na tela de seleção de pacotes de recursos, clique nele na lista “Disponíveis” e o pacote será movido para a lista “Selecionados”.

Nem todo pacote modifica o jogo inteiro. Alguns alteram apenas texturas de blocos, enquanto outros modificam tudo, até o menu principal. Caso ative mais de um pacote por vez, certifique-se que eles sejam compatíveis.

Existem inúmeros pacotes de texturas para Minecraft. Listamos aqui os que testamos e gostamos, disponíveis para a versão 1.16.1 do game.

Faithful

Este pacote dá uma aparência mais “polida” aos blocos, sem perder o visual característico do game.

Como colocar textura Minecraft / Faithful / Divulgação
Pacote de texturas Faithful (Imagem: Reprodução / Minecraft)

Clarity

O Clarity deixa a textura padrão do jogo mais realista.

Como colocar textura Minecraft / Clarity / Divulgação
Pacote de texturas Clarity (Imagem: Reprodução / Minecraft)

Brix

O Brix transforma os blocos do Minecraft em blocos de Lego.

Como colocar textura Minecraft / Brix / Divulgação
Pacote de texturas Brix (Imagem: Reprodução / Minecraft)

Mad Pixels Cartoony

Mad Pixels Cartoony deixa o jogo com um visual inspirado em cartoon.

Minecraft / Mad Pixels / Divulgação
O Mad Pixels Cartoony deixa o jogo com cara de desenho animado (Imagem: Reprodução / Minecraft)
Posso instalar qualquer textura em Minecraft?

Sim. No entanto, é recomendável instalar o pacote de texturas específico para sua versão do game para evitar erros e incompatibilidades. Você pode conferir a versão do título no launcher do game.

Como instalar mods em Minecraft

Minecraft é um jogo que conta muitas modificações produzidas pela comunidade de jogadores que alteram diversos elementos da jogabilidade e podem mudar muito o game. Veja como instalar Mods em Minecraft.

Como atualizar o Minecraft

Apesar da vida longa, Minecraft é um título que recebe suporte constante. Ter um título atualizado garante que seu jogo rode adequadamente. Saiba como atualizar o Minecraft em todas as plataformas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Minecraft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados