Android 11 terá novo menu para desligar celular e controlar smart home

Os novos atalhos facilitam o controle da casa conectada por um aparelho com Android 11, mas também aumenta a poluição visual da interface

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
android 11 atalhos botao liga desliga

O Android 11 poderá trazer ainda mais funções para o botão liga/desliga, em um movimento que lembra o que a Apple fez com os iPhones recentes. A ideia, parcialmente implementada nos Pixel, é de colocar atalhos para casa conectada dentro de uma interface que é aberta quando este botão é pressionado.

Na imensa maioria dos Androids o botão liga/desliga faz exatamente o que o nome diz, com adição de bloquear a tela do aparelho. Em alguns dispositivos de algumas marcas existe até um atalho para captura de tela neste botão, enquanto que os aparelhos Pixel passaram a exibir cartões de crédito para pagamento por aproximação.

Com o Android 11 as opções de funções que ficam por lá podem aumentar ainda mais, adicionando ações rápidas para casa conectada, como ligar ou apagar a luz do quarto ou então ativar o climatizador e até travar as portas.

Os botões são importantes para quem tem estes aparelhos conectados, mas também passam a sensação de que tem muito mais coisa do que deveria. A função inicial, de ligar e desligar o celular, parou lá no topo e com menos impacto visual; ao menos não exige um botão pressionado junto do liga/desliga para desligar, como é o caso do iOS.

A documentação sobre a função encontrada no Android 11 diz que o atalho do menu que aparece na tela pode ser utilizado com um toque simples para ligar ou desligar o gadget, ou então um toque longo que entrega mais funções – provavelmente oferecendo dimerização para lâmpadas, ou cores extras.

O Google apresentaria oficialmente o beta do Android 11 no dia 3 de junho, mas os crescentes protestos pela morte de George Floyd podem ter adiado o anúncio, junto dos problemas causados pela pandemia de COVID-19.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados