O Google Chrome para PC está testando uma interface menos invasiva para sites que solicitam acesso ao seu local, câmera e microfone. Os navegadores vêm lutando há muito tempo contra práticas ruins na web: primeiro foram os pop-ups, depois as notificações invasivas; agora, é a vez das permissões de usuário.
- Google e Microsoft melhoram corretor ortográfico do Chrome
- Como parar de receber e desativar notificações no Google Chrome
Atualmente, se um site deseja acessar seu local, o Chrome vai exibir uma caixa de diálogo perguntando se você quer permitir ou bloquear. Na nova interface, surge apenas um aviso na barra de endereços: “saber sua localização?”. É necessário clicar nele para mostrar a caixa de diálogo e decidir se você libera (ou bloqueia) o acesso.
O mesmo vale para sites que pedem acesso à câmera e microfone. Aqui, o Google ainda não traduziu o texto para português, então pergunta em inglês: “Use camera & microphone?”. Ao clicar no botão azul, surgem as opções de permitir ou bloquear.
O teste foi descoberto por um usuário do XDA Developers e ativado com sucesso pelo Tecnoblog no Chrome Canary 85.0.4161.0. Isso requer a versão do navegador para Windows, macOS, Linux ou Chrome OS; o recurso funciona no computador, não em celulares.
Como ativar a nova interface de testes no Google Chrome
Para ativar o teste, é necessário seguir esses passos:
- baixe o Chrome Canary no site do Google (ele cria uma instalação separada do Chrome);
- copie o texto chrome://flags#permission-chip e cole na barra de endereços, depois pressione Enter;
- ao lado de Permissions Chip Experiment, clique em Default e escolha a opção Enabled;
- reinicie o navegador.
Este ano, o Chrome passou a exibir um sininho na barra de endereços, em vez de uma caixa de diálogo, quando um site pergunta se você quer ativar as notificações. Além disso, o Google promete combater sites que forçam a ativar esse tipo de alerta no navegador.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Mais uma dentro.
Excetuando serviços que demandam câmera ou microfone, como os chats ou lives, ninguém mais precisa ter acesso ao seu microfone e câmera.
Localização ninguém precisa saber.
Então só vejo vantagens, de ser uma janela a menos.