iOS 13.5.1 corrige falha que permite jailbreak no iPhone

iOS 13.5.1 traz apenas correções, especialmente para a que possibilita jailbreak em vários modelos do iPhone

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPhone 11

O grupo hacker unc0ver liberou, na semana passada, uma ferramenta que permite jailbreak em praticamente qualquer iPhone. Nesta segunda-feira (1), o grupo pediu aos usuários que não atualizem seus aparelhos para o iOS 13.5.1. O motivo? A nova versão corrige a vulnerabilidade que possibilita o desbloqueio do sistema operacional.

Batizada como unc0ver 5.0.0-5.0.1, a ferramenta chamou atenção por permitir o desbloqueio de iPhones rodando o iOS 11 ou superior. Modelos das linhas iPad e iPod Touch também podem ser desbloqueados.

Normalmente, quem recorre ao jailbreak o faz para ter mais “liberdade” dentro do ecossistema do iOS. Com o desbloqueio, é possível instalar aplicativos não autorizados pela Apple ou modificar determinados parâmetros do sistema operacional, por exemplo.

Há riscos nesse procedimento, entre eles, o de mecanismos de segurança detectarem o jailbreak e impedirem o funcionamento de determinados serviços, como o Apple Pay. O unc0ver consegue, no entanto, acionar exceções no sandbox do sistema para manter serviços importantes funcionando.

O iOS 13.5.1 não traz nenhuma novidade funcional (assim como o iPadOS 13.5.1, o tvOS 13.4.6 e o watchOS 6.2.6, também recém-anunciados). A atualização é recomendada pela Apple principalmente por trazer correções de segurança, em especial, o “remendo” da falha que permite o jailbreak.

Certamente, a atualização funciona, do contrário, o grupo responsável pelo unc0ver não estaria alertando para a não instalação do update.

É claro que, para quem não faz jailbreak, a instalação é recomendada, afinal, o pacote pode prevenir outros problemas de segurança. Os detalhes sobre os updates estão disponíveis nas páginas de suporte da Apple:

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados