Grow, da Grin e Yellow, faz demissões mas nega sair do Brasil

Grow Mobility, dona das marcas Grin e Yellow, suspendeu aluguel de patinetes elétricos devido à COVID-19 e retirou bicicletas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Patinete da Grin

A Grow Mobility, dona das marcas Grin e Yellow, confirmou a demissão de “grande parte da equipe operacional e corporativa no Brasil”, mas nega que vá encerrar as atividades no país. A empresa retirou as bicicletas de circulação em janeiro, e suspendeu o aluguel de patinetes elétricos em março devido à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

De acordo com o Mobile Time, a Grow realizou uma rodada de demissões que afetou metade de seus funcionários no Brasil. Cerca de 30 pessoas estariam trabalhando na filial brasileira; segundo fontes, isso é “apenas para finalizar a operação”. Ela também atua no México e Colômbia.

Em nota ao Tecnoblog, a empresa nega intenções de deixar nosso país:

A Grow informa que não procede a informação de que está encerrando suas operações no Brasil. Apesar dos duros impactos e decisões gerados pela paralisação, a empresa segue acreditando que a micromobilidade tem um futuro promissor, e continuará dedicada a sua atuação no país, com foco em um plano de retomada e na estruturação de uma empresa financeiramente sustentável e no desenvolvimento de novos modelos de negócios que melhor se encaixam no cenário pós-pandemia.

Nesta segunda-feira (1º), a Grow disse em comunicado aos funcionários que “passa por uma situação de caixa bastante delicada”, por isso não tem dinheiro para pagar a multa rescisória de 40% prevista pela CLT.

A empresa afirma estudar “todas as formas possíveis de arcar com os encargos trabalhistas dos funcionários demitidos”; ela promete manter o seguro-saúde por seis meses, além de oferecer cestas básicas e ajudar colaboradores a encontrarem outro emprego.

Grow culpa pandemia por demissões no Brasil

“A instabilidade do cenário econômico causado pela pandemia trouxe a emergência da difícil tomada de decisão que implicou no desligamento de grande parte da equipe operacional e corporativa no Brasil”, afirma a Grow em comunicado.

Segundo a empresa, esta “foi uma decisão difícil, realizada a despeito da ótima performance que os profissionais vinham apresentando no dia a dia da empresa, mas foi a decisão possível nesse momento de pandemia, incertezas e forte crise econômica”.

A Grow foi comprada em março pelo investidor Felipe Henríquez Meyer, cofundador do fundo de investimento Mountain Nazca. Ela vem testando o serviço Grin4U de aluguel individual de bicicleta e patinete em São Paulo, com assinatura mensal a partir de R$ 49.

Atualizado em 05/06 para esclarecer que Grow não foi comprada pelo fundo Mountain Nazca

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados