O Android 11 Beta 1 deveria ser anunciado oficialmente pelo Google nesta quarta-feira (3), mas foi adiado. A nova data do anúncio ainda não foi definida, apesar disso, alguns felizardos usuários do Google Pixel 4 já estão conseguindo baixar essa versão. Ela reforça algumas novidades interessantes.
- LineageOS com Android 10 chega ao Moto X, Xiaomi Redmi 2 e mais
- Como deixar a Google Play Store com tema escuro [dark mode]
Para começar, o Android 11 Beta vem com um player de música dentro do painel de configurações rápidas, aquele que aparece junto à área de notificações. Esse recurso havia surgido no primeiro Android 11 Developer Preview, mas tinha que ser ativado manualmente. Agora, o reprodutor aparece como uma opção padrão.
É possível visualizar o player nativo como miniatura (agora, ele está à esquerda da tela; nas versões preview, ficava à direita) ou em tamanho completo (ocupando toda a largura da tela).
Outro recurso que apareceu nas versões preview do Android 11 é a API Controls, que permite a desenvolvedores colocar atalhos para smart home (ou casa conectada) na tela que possibilita desligar ou reiniciar o smartphone.
A versão beta traz novas configurações para esse recurso. Só é não possível testá-las devido à falta de aplicativos compatíveis com a API Controls. De todo modo, isso deve mudar quando o Android 11 Beta for anunciado oficialmente.
Here’s the animation that plays on that page pic.twitter.com/hCmS8ShaO1
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) June 1, 2020
Notificações do tipo bolha (que lembram os ícones flutuantes de chat do Facebook Messenger) também fazem parte dos recursos esperados para o Android 11. A versão beta torna possível ativar ou desativar esse modo nas configurações de notificações.
Uma função de captura total de tela (com rolagem) e um modo de personalização do relógio na interface de bloqueio estão entre os recursos que aparecem na versão beta, mas em fase inicial de desenvolvimento.
O fato de o Android 11 Beta ter sido disponibilizado para alguns usuários do Pixel 4 sugere que a liberação oficial não deve demorar. Tudo indica que o Google adiou o lançamento por conta do clima de tensão que paira sobre os Estados Unidos e avança para outros países após a morte de George Floyd.
Aparentemente, a companhia está esperando a onda de protestos passar para realizar o evento em condições mais propícias para isso.
Com informações: XDA Developers.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Odiei esse player de música no canto esquerdo. Agora a do novo menu power é uma novidade muito bem-vinda.
Qnd eu era usuário de iPhone, acionava facilmente o Apple Pay quando precisava. No Android, isso não é tão simples assim (mesmo com a irritante aba do Samsung Pay), logo é uma novidade que eu aguardo.
Isso depende das fabricantes implementarem/copiarem, porque os Pixels já têm o Google Pay no menu de energia, a novidade é o Google Home.
Ué, mas pq acesso rápido ao Google Pay se é só destravar o celular e passar perto da maquininha sem abrir nada? A unica vez que abri o Google Pay foi pra cadastrar o cartão do Bradesco e só, desde então use sempre que disponível sem abrir app algum.
Entendi. Disso não sabia… até vi que iam implementar, mas como eu não encontrei no Android 10, acabei pensando que haviam desistido.
Espero que dessa vez, com mais funções, talvez as fabricantes implementem.
Isso funcione, de fato. O problema é que você não pode trocar de cartão.
Hummm… verdade, como só uso um cartão no Google Pay, não tinha me atentado pra esse detalhe.
É que não é um recurso do Android, é do Pixel, assim como a camera. Se o fabricante quiser, ele tem que criar um igual.
Entendi…
Será que esse novo é um recurso do Pixel?
A Samsung tem suas formas de acionar o Samsung Pay até com a tela off, mas já estão defasadas e, hoje em dia com os gestos e a falta do sensor de proximidade, estão bem ruins. Além de favorecer bastante os gestos em falso.
O meu SPay ficava abrindo tanto quando tirava o celular do bolso, que acabei desativando a função.