Início » Celular » Vendas de celulares têm queda de 20% no 1º trimestre de 2020

Vendas de celulares têm queda de 20% no 1º trimestre de 2020

Pandemia de COVID-19 (novo coronavírus) afetou vendas de celulares no mundo; Samsung, Huawei e Apple se destacam

Bruno Gall De Blasi Por

O mercado de celulares retraiu cerca de 20% no primeiro trimestre de 2020. De acordo com um levantamento divulgado nesta segunda-feira (1), quase 300 milhões smartphones foram vendidos no começo do ano, com destaque à Samsung, Huawei e a Apple. Os números são da consultoria Gartner.

Mercado global de celulares retraiu 20% no 1º trimestre de 2020; Samsung, Huawei e Apple se destacam

Ao contrário da indústria de wearables, o mercado de smartphones sofreu queda de 20,2% no 1º trimestre de 2020 em relação à 2019. Segundo Anshul Gupta, analista sênior de pesquisa da consultoria, “a pandemia de coronavírus causou o pior declínio do mercado mundial de smartphones”.

“A maioria das principais fabricantes chinesas e a Apple foram severamente impactadas pelo fechamento temporário de suas fábricas na China e pela redução dos gastos dos consumidores devido às quarentenas”, explica.

A Samsung é a fabricante que mais vendeu celulares nos três primeiros meses do ano e concentrou 18,5% do mercado. Ainda assim, amargou uma queda de 22,7% em relação ao ano anterior. O total é de 55,3 milhões de unidades comercializadas.

A Huawei vem em segundo lugar, com uma fatia de 14,2% da indústria. Em relação às demais fabricantes, a marca chinesa é a que concentra maior redução nas vendas: 27,3%. Já a Apple está na terceira colocação, com 13,7% do mercado e queda de 8,2%.

A Xiaomi é o único ponto fora da curva. A companhia chinesa registrou crescimento de 1,4% no período. Ao todo, foram vendidos 27,8 milhões de celulares. A empresa abocanha 9,3% do setor.

A Oppo, também chinesa, vem em quinto lugar, com 8% do mercado. Demais fabricantes acumularam 36,3% da indústria, com queda de 24,2% em relação à 2019.

Com informações: Gartner

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kleverton Soares (@Kleverton)

Comprei um S10 no começo do ano pensando nas fotos fodas que iria tirar, e agora tenho incriveis fotos do meu quarto porque é o único lugar que frequento nos últimos meses. Não faz sentido trocar de celular atualmente na minha opinião.