PCs Lenovo ThinkPad e ThinkStation terão certificação Linux

Computadores Lenovo ThinkPad e ThinkStation (séries P) serão totalmente compatíveis com Red Hat e Ubuntu Linux

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Computador com Ubuntu Linux (imagem: divulgação/Lenovo)

Via de regra, distribuições Linux podem rodar em qualquer PC. Mas, após uma instalação, não é incomum o usuário se deparar com problemas na interface gráfica ou em um driver, por exemplo. Pois bem, a Lenovo acaba de anunciar uma certificação Linux que assegura a compatibilidade do sistema operacional com certos computadores das linhas ThinkPad e ThinkStation.

Não que o Linux seja novidade para a Lenovo. Há algum tempo que a companhia oferece PCs ThinkPad e ThinkStation reconhecidamente compatíveis com esse sistema operacional. O problema é que, até então, apenas alguns poucos modelos recebiam o certificado.

A partir de agora, vai ser diferente. Com o novo programa de certificação, a Lenovo irá assegurar o funcionamento do Linux em um número mais expressivo de computadores ThinkPad e ThinkStation.

Sendo mais específico, a partir de agora, a Lenovo irá certificar computadores ThinkPad e ThinkStation das séries P — voltados aos segmentos corporativo e industrial — para o Red Hat Enterprise e o Ubuntu LTS.

As empresas que adquirirem essas máquinas saberão, portanto, que estas são totalmente compatíveis com as mencionadas distribuições. Além disso, elas receberão suporte técnico orientado ao Linux por parte da Lenovo, com direito a guias e fóruns. Correções de segurança e atualizações de drivers também estarão entre os recursos oferecidos pela companhia.

Outras distribuições Linux podem ser instaladas, é claro, mas o suporte oferecido pela Lenovo estará concentrado no Red Hat e no Ubuntu. É possível que o Fedora Linux entre para a lista, afinal, computadores ThinkPad com esse sistema operacional pré-instalado começaram a ser vendidos recentemente.

Com informações: SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados