Início » Computador » PCs Lenovo ThinkPad e ThinkStation terão certificação Linux

PCs Lenovo ThinkPad e ThinkStation terão certificação Linux

Computadores Lenovo ThinkPad e ThinkStation (séries P) serão totalmente compatíveis com Red Hat e Ubuntu Linux

Emerson Alecrim Por

Via de regra, distribuições Linux podem rodar em qualquer PC. Mas, após uma instalação, não é incomum o usuário se deparar com problemas na interface gráfica ou em um driver, por exemplo. Pois bem, a Lenovo acaba de anunciar uma certificação Linux que assegura a compatibilidade do sistema operacional com certos computadores das linhas ThinkPad e ThinkStation.

Não que o Linux seja novidade para a Lenovo. Há algum tempo que a companhia oferece PCs ThinkPad e ThinkStation reconhecidamente compatíveis com esse sistema operacional. O problema é que, até então, apenas alguns poucos modelos recebiam o certificado.

Computador Lenovo com Ubuntu Linux

A partir de agora, vai ser diferente. Com o novo programa de certificação, a Lenovo irá assegurar o funcionamento do Linux em um número mais expressivo de computadores ThinkPad e ThinkStation.

Sendo mais específico, a partir de agora, a Lenovo irá certificar computadores ThinkPad e ThinkStation das séries P — voltados aos segmentos corporativo e industrial — para o Red Hat Enterprise e o Ubuntu LTS.

As empresas que adquirirem essas máquinas saberão, portanto, que estas são totalmente compatíveis com as mencionadas distribuições. Além disso, elas receberão suporte técnico orientado ao Linux por parte da Lenovo, com direito a guias e fóruns. Correções de segurança e atualizações de drivers também estarão entre os recursos oferecidos pela companhia.

Outras distribuições Linux podem ser instaladas, é claro, mas o suporte oferecido pela Lenovo estará concentrado no Red Hat e no Ubuntu. É possível que o Fedora Linux entre para a lista, afinal, computadores ThinkPad com esse sistema operacional pré-instalado começaram a ser vendidos recentemente.

Com informações: SlashGear.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DovahShy (@JustMonika)

Na verdade o suporte se estenderá ao Fedora sim também:

Sérgio (@trovalds)

Red Hat Enterprise Linux pelo menos é estável o suficiente pro ambiente corporativo.

Fedora e Ubuntu, mesmo que o LTS, não uso nem que me paguem bem. Fedora por ser o beta do RHEL e o Ubuntu por ser o instável (não-oficialmente) do Debian.

Anayran Pinheiro de Azevedo (@oggvaldo)

Pow, uso o Lubuntu 18.04 LTS no trampo e nunca me deu um estresse sequer… Não é alguma dependência que quebra o que tu usa pra trampar, não?

Sérgio (@trovalds)

Respondendo sobre Ubuntu (LTS ou não): o problema se chama UPGRADE. As chances de dar ruim em um upgrade são BEM grandes. E não é algo fácil de resolver ou possível de ser revertido. A coisa toda quebra e a única alternativa é uma instalação limpa.

Pra quem quiser entender porque o Ubuntu é ruim, ele é fork do Debian versão Unstable. No Link explica quais são as versões da distro. https://www.debian.org/releases/

Mimimi “backup recomendado” mimimi… um upgrade bem sucedido você vai perder quanto… 1 hora, 2 horas?

Em um mal-sucedido?

Reinstalar o sistema: 1 a 2 horas. Recuperar o backup: pelo menos 2 horas (pra mais dependendo do tamanho). Reconfigurar tudo: 2 horas pra mais, fora alguma config que você não vai lembrar logo de cara e só vai se lembrar quando precisar usar algum programa.

Então, por uma conta porca, são 6 horas NO MÍNIMO que você vai ficar sem produzir. Isso em um cenário favorável.

É a diferença entre você terminar o seu expediente, fazer o upgrade, acontecer tudo de forma tranquila e ter o descanso merecido pra trabalhar no dia seguinte E você perder horas e horas pra deixar tudo no jeito de novo, perder parte da sua noite de sono e ainda por cima torcer pra que tudo funcione direito no dia seguinte pra que não perca mais tempo ainda.

“Ah, mas eu só faço upgrade no final de semana…” você prefere descansar, repor as energias e ter momentos de lazer OU ficar debruçado na frente do computador apanhando pra deixar tudo funcionando de novo por algo que nem sua culpa é?

@ksio89

Se fosse homologado para o Kurumin eu comprava essas máquinas da Lenovo.