Google “Sabrina” com Android TV e controle remoto vazam em imagens

O novo Chromecast Ultra, chamado internamente de Google Sabrina, também atualiza a interface do Android TV para dar mais foco ao conteúdo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sabrina Chromecast com Google TV

Os rumores sobre um lançamento de Chromecast com esteroides e que traz junto o Android TV aumentaram com um novo vazamento de imagens deste gadget, chamado internamente de Google Sabrina. O produto pode ser o sucessor direto do Chromecast Ultra, que é a versão 4K do dongle e que não foi lançado no Brasil.

Um dos maiores empecilhos para o Chromecast ser ainda mais popular é a falta de controle remoto, o que obriga o usuário a conhecer profundamente aplicativos de smartphone, tablet ou suas versões para computador para poder controlar a reprodução de conteúdo que está na tela. Tudo pode mudar com o próximo dongle que boatos afirmam que o Google lançará em pouco tempo.

Ainda sem nome oficial, o gadget aparentemente é chamado de Sabrina dentro do gigante das buscas e ele funcionará como uma evolução da plataforma Chromecast, só que com Android TV junto e por conta disso vem com controle remoto; produto que praticamente qualquer pessoa está bem acostumada, já que existe para televisores desde desde meados dos anos 50.

novo chromecast ultra google sabrina controle remoto

O visual do produto que está nas fotos deste artigo, foi encontrado dentro de uma versão de testes do firmware. Neste sistema também foram encontradas informações sobre a interface do Android TV que roda dentro do gadget e mostra uma evolução da plataforma do Google para TVs. Ela deixa de ser apenas um punhado de ícones maiores ou menores, para exibir mais detalhes sobre o conteúdo em um visual que lembra bastante o menu de filmes e séries da Netflix.

O controle remoto vazado tem uma configuração de botões semelhante ao da Apple TV, mas com adição de uma área de toque mais visível e com um botão que chama o Google Assistente. Assim como seu concorrente que da Apple, o do tal Google Sabrina utiliza Bluetooth e tem uma lâmpada infravermelho para mais funções da TV, como controlar o volume. Um ponto que chamou atenção é a ausência de botões para atalhos de serviço de streaming ou locadora, que pode ser até do Play Filmes, do próprio Google.

novo chromecast ultra google sabrina android tv interface

Uma análise mais profunda deste firmware mostra que o Google Sabrina tem suporte para Dolby Vision com base em chip Amlogic. Ainda não existem informações importantes como mais detalhes sobre o hardware ou preço, já que ter um Android TV embarcado certamente exige mais do que vem no produto. O preço continua nos rumores mais ventilados, que apontam para algo perto de US$ 80 – mais do que o dobro do Chromecast sem 4K, quase 16% mais caro do que os US$ 69 do Chromecast Ultra.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados