Início » Aplicativos e Software » Google Play Store bane app que desinstalava aplicativos chineses

Google Play Store bane app que desinstalava aplicativos chineses

Impulsionado por sentimento anti-China, aplicativo Remove China Apps fazia justamente o que o nome descreve

Emerson Alecrim Por

A pandemia de coronavírus (COVID-19) fez eclodir um sentimento anti-China em várias partes do mundo, inclusive na Índia, que faz fronteira com o país. Por lá, um aplicativo gratuito para Android chamado Remove China Apps que fazia justamente o que o nome sugere ficou bastante popular nos últimos dias. Só que ele foi removido da Google Play Store.

Estima-se que, antes da remoção, o Remove China Apps tenha registrado mais de 5 milhões de downloads, isso só no final de maio. Desenvolvida por uma empresa indiana de nome OneTouch AppLabs, a ferramenta procurava e ajudava o usuário a desinstalar aplicativos de origem chinesa, entre eles, TikTok, SHAREit e CamScanner.

Aplicativo Remove China Apps

Mas a popularidade durou pouco. O Google removeu o aplicativo da Play Store alegando violação das condições de uso da plataforma. A empresa não explicou exatamente qual ou quais políticas não foram respeitadas, mas, certamente, o banimento diz respeito a regras sobre comportamento nocivo.

Uma das políticas do tipo determina que aplicativos não podem incentivar a remoção de outros apps ou modificar configurações do dispositivo, a não ser que essas mudanças façam parte de um serviço de segurança verificável.

De ferramenta de segurança o Remove China Apps não tinha nada. O apelo do aplicativo estava mesmo na mobilização anti-China que cresce na Índia.

Aparentemente, os atritos recentes com o país vizinho têm como pano de fundo não só a pandemia de coronavírus como também uma disputa de fronteira na região do Himalaia. Como consequência, várias campanhas de boicote a produtos da China têm sido realizadas na Índia, inclusive por membros do governo.

A reação de chineses que souberam do Remove China Apps foi, no mínimo, curiosa: muitos deles simplesmente sugeriram que os indianos jogassem seus celulares no lixo, uma alusão ao fato de boa parte desses dispositivos terem origem chinesa.

Com informações: TechCrunch.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Logo logo tá no APKPure ou no APKMirror. haha

@Rogerio.Neves

Basta mudar o nome pra “Smartphone Cleaner”. Mão na roda esse aplicativo.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Seria tão bom que quem quer “boicotar” a China fizesse um boicote de verdade a China… E vissem que dependem dela pra absolutamente tudo.

Felipe Insfran (@felipous)

Né? Patético esse povo

Bruno (@Unknown)

Ué, removeram o app mais util dessa loja em meses?

@doorspaulo

Japão está começando a trabalhar nisso, dando incentivos gigantescos para a indústria voltar ao país.

Hoje, é impossível mas, no médio prazo, acho que será viável.