Início » Aplicativos e Software » Windows 10 já troca Microsoft Edge antigo por versão com Chromium

Windows 10 já troca Microsoft Edge antigo por versão com Chromium

Microsoft Edge com Chromium já está sendo instalado automaticamente via Windows Update no Windows 10

Emerson Alecrim Por

O Microsoft Edge baseado no Chromium foi lançado oficialmente em janeiro, mas os usuários interessados nessa versão tinham que baixá-la. Não vai ser mais assim: a Microsoft já está disponibilizando o navegador via atualização automática (Windows Update) para quem possui o Windows 10 1803 ou superior.

Microsoft Edge

Isso significa que o novo Microsoft Edge vai, finalmente, substituir a versão anterior (não baseada no Chromium) em todos os computadores que contam com o Windows 10. A previsão é a de que mais de 1 bilhão de computadores receberam o update.

Esse processo teve início na semana passada, junto com a liberação do Windows 10 May 2020 Update. Só que a liberação da atualização é gradual, ou seja, a Microsoft não está disponibilizando o update para todos os usuários de uma vez só.

Após a instalação do update, o computador será reiniciado. A mudança do antigo para o novo Microsoft Edge tende a ser indolor: senhas, favoritos, histórico de navegação e outros dados serão migrados. Um guia rápido poderá ser exibido para ajudar nesse processo.

Para quem, por algum motivo, quiser impedir a atualização automática para o novo Edge, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada Blocker Toolkit. Ela é útil para empresas que querem evitar que o update interrompa o funcionamento de determinadas aplicações, por exemplo.

Microsoft Edge - privacidade

Mas, para a grande maioria dos usuários, a mudança deve ser benéfica. Entre outros recursos, o Microsoft Edge com Chromium promete mais recursos de privacidade (como bloqueador de rastreamento) e desempenho melhorado.

A compatibilidade com sites ou serviços online deve melhorar: por ser a base do Chrome e de navegadores como Opera e Brave, o suporte ao Chromium já é bastante amplo em aplicações web.

O pacote de atualização é identificado como KB4559309. No mesmo link, é possível obter mais detalhes sobre a atualização.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes (@vctgomes)

Tô adorando o novo Edge. Uso a muito tempo já.

Contudo, mesmo assim, fico surpreso como a Microsoft consegue entregar um navegador inacabado e que nem uma simples sincronização completa possui.

Vinícius (@wyne)

Recentemente ele começou a sincronizar as extensões, acho que sincroniza tudo agora, não?

ochateador (@ochateador)

p-t- que la m-r-a…
Achei que somente a partir da build 2004 isso iria ocorrer. Isso daí vai dar problema ao migrar nas versões mais antigas.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Por enquanto nada. O histórico e guias continuam sem sincronização até na versão Dev (q eu uso)

imhotep (@imhotep)

Tô usando há algum tempo.
Virou meu navegador principal.

Anayran Pinheiro de Azevedo (@oggvaldo)

E assim, a Google praticamente vence a corrida pelos browsers. Ter o navegador embarcado no principal SO para usuários comuns com sua base é prova de como a Google realmente pode ser mais relevante do que imaginamos na web com suas tecnologias, desde o navegador até tecnologias de escalabilidade (Kubernetes) que ela implementa.

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

O novo Edge ficou muito bom mesmo, mas voltei a usar o Opera (e vez ou outra eu sismo em instalar o Vivaldi) por conta dos features. Agora a corrida será para ver qual navegador será o canivete suíço dos browsers de PCs (e eu aposto no Vivaldi)

Josué Junior (@Josue.Jr)

Estou usando desde janeiro, e depois que descobri que tinha uma extensão para forçar o uso do codec h.264 (a única coisa que me prendia no Edge antigo), se tornou meu navegador principal, e tem me surpreendido muito. Bem melhor que a antiga versão

Vítor Gomes (@vctgomes)

Igualmente. Só precisam dar uma melhorada no app para Android que, mesmo assim, já acaba sendo melhor que o Chrome p/ Android por suportar o LastPass.

Realmente… é uma pena o que aconteceu. Logo o Google já irá de fato “vencer” essa guerra, já que o Firefox está com os dias contatos

João Ferreira (@joaolmf)

Pra mim, o grande “problema” ainda é a sincronia dele, que não está legal…

Marks Duarte (@marksduarte)
Gostei da instalação dos web-apps no Windows, pois ficam parecendo Softwares nativos. Das coleções Do maior controle sobre a privacidade Leitor embutido E a função de compartilhar, que já exibe meus contatos, tipo no Android.