O Microsoft Edge baseado no Chromium foi lançado oficialmente em janeiro, mas os usuários interessados nessa versão tinham que baixá-la. Não vai ser mais assim: a Microsoft já está disponibilizando o navegador via atualização automática (Windows Update) para quem possui o Windows 10 1803 ou superior.
- Google e Microsoft melhoram corretor ortográfico do Chrome
- Microsoft Edge: 5 dicas para usar o navegador no PC ou Mac
Isso significa que o novo Microsoft Edge vai, finalmente, substituir a versão anterior (não baseada no Chromium) em todos os computadores que contam com o Windows 10. A previsão é a de que mais de 1 bilhão de computadores receberam o update.
Esse processo teve início na semana passada, junto com a liberação do Windows 10 May 2020 Update. Só que a liberação da atualização é gradual, ou seja, a Microsoft não está disponibilizando o update para todos os usuários de uma vez só.
Após a instalação do update, o computador será reiniciado. A mudança do antigo para o novo Microsoft Edge tende a ser indolor: senhas, favoritos, histórico de navegação e outros dados serão migrados. Um guia rápido poderá ser exibido para ajudar nesse processo.
Para quem, por algum motivo, quiser impedir a atualização automática para o novo Edge, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada Blocker Toolkit. Ela é útil para empresas que querem evitar que o update interrompa o funcionamento de determinadas aplicações, por exemplo.
Mas, para a grande maioria dos usuários, a mudança deve ser benéfica. Entre outros recursos, o Microsoft Edge com Chromium promete mais recursos de privacidade (como bloqueador de rastreamento) e desempenho melhorado.
A compatibilidade com sites ou serviços online deve melhorar: por ser a base do Chrome e de navegadores como Opera e Brave, o suporte ao Chromium já é bastante amplo em aplicações web.
O pacote de atualização é identificado como KB4559309. No mesmo link, é possível obter mais detalhes sobre a atualização.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Tô adorando o novo Edge. Uso a muito tempo já.
Contudo, mesmo assim, fico surpreso como a Microsoft consegue entregar um navegador inacabado e que nem uma simples sincronização completa possui.
Recentemente ele começou a sincronizar as extensões, acho que sincroniza tudo agora, não?
p-t- que la m-r-a…
Achei que somente a partir da build 2004 isso iria ocorrer. Isso daí vai dar problema ao migrar nas versões mais antigas.
Por enquanto nada. O histórico e guias continuam sem sincronização até na versão Dev (q eu uso)
Tô usando há algum tempo.
Virou meu navegador principal.
E assim, a Google praticamente vence a corrida pelos browsers. Ter o navegador embarcado no principal SO para usuários comuns com sua base é prova de como a Google realmente pode ser mais relevante do que imaginamos na web com suas tecnologias, desde o navegador até tecnologias de escalabilidade (Kubernetes) que ela implementa.
O novo Edge ficou muito bom mesmo, mas voltei a usar o Opera (e vez ou outra eu sismo em instalar o Vivaldi) por conta dos features. Agora a corrida será para ver qual navegador será o canivete suíço dos browsers de PCs (e eu aposto no Vivaldi)
Estou usando desde janeiro, e depois que descobri que tinha uma extensão para forçar o uso do codec h.264 (a única coisa que me prendia no Edge antigo), se tornou meu navegador principal, e tem me surpreendido muito. Bem melhor que a antiga versão
Igualmente. Só precisam dar uma melhorada no app para Android que, mesmo assim, já acaba sendo melhor que o Chrome p/ Android por suportar o LastPass.
Realmente… é uma pena o que aconteceu. Logo o Google já irá de fato “vencer” essa guerra, já que o Firefox está com os dias contatos
Pra mim, o grande “problema” ainda é a sincronia dele, que não está legal…