Windows 10 já troca Microsoft Edge antigo por versão com Chromium

Microsoft Edge com Chromium já está sendo instalado automaticamente via Windows Update no Windows 10

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge (Imagem: reprodução)

O Microsoft Edge baseado no Chromium foi lançado oficialmente em janeiro, mas os usuários interessados nessa versão tinham que baixá-la. Não vai ser mais assim: a Microsoft já está disponibilizando o navegador via atualização automática (Windows Update) para quem possui o Windows 10 1803 ou superior.

Isso significa que o novo Microsoft Edge vai, finalmente, substituir a versão anterior (não baseada no Chromium) em todos os computadores que contam com o Windows 10. A previsão é a de que mais de 1 bilhão de computadores receberam o update.

Esse processo teve início na semana passada, junto com a liberação do Windows 10 May 2020 Update. Só que a liberação da atualização é gradual, ou seja, a Microsoft não está disponibilizando o update para todos os usuários de uma vez só.

Após a instalação do update, o computador será reiniciado. A mudança do antigo para o novo Microsoft Edge tende a ser indolor: senhas, favoritos, histórico de navegação e outros dados serão migrados. Um guia rápido poderá ser exibido para ajudar nesse processo.

Para quem, por algum motivo, quiser impedir a atualização automática para o novo Edge, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta chamada Blocker Toolkit. Ela é útil para empresas que querem evitar que o update interrompa o funcionamento de determinadas aplicações, por exemplo.

Microsoft Edge - privacidade

Mas, para a grande maioria dos usuários, a mudança deve ser benéfica. Entre outros recursos, o Microsoft Edge com Chromium promete mais recursos de privacidade (como bloqueador de rastreamento) e desempenho melhorado.

A compatibilidade com sites ou serviços online deve melhorar: por ser a base do Chrome e de navegadores como Opera e Brave, o suporte ao Chromium já é bastante amplo em aplicações web.

O pacote de atualização é identificado como KB4559309. No mesmo link, é possível obter mais detalhes sobre a atualização.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados